Pular para o conteúdo principal

Rede Super FM

Rede Super FM G1

Rede Super FM G1

Rede Super Rádio Brasil

Rede Super Rádio Brasil

Sem medo da Menopausa: um guia para a mulher moderna

       Sem medo da Menopausa: um guia para a mulher moderna




Como as mulheres enxergam a si mesmas à medida que envelhecem? No mês passado - quando celebramos o Dia da Menopausa, 18 de outubro - o tema voltou a provocar uma reflexão sobre as diferentes fases do ciclo de vida da mulher, como o climatério. A menopausa é uma fase natural, mas ainda cercada de estigmas e falta de compreensão, afetando milhões de mulheres ao redor do mundo. Segundo a North American Menopause Society, mais de 29 milhões de mulheres no Brasil vivenciam a menopausa, e estima-se que até 2030 mais de um bilhão de mulheres no mundo passarão por essa fase.

A menopausa traz consigo mudanças hormonais significativas que afetam o corpo e a mente das mulheres, incluindo uma perda acentuada de colágeno que afeta todo o corpo. Isso é um dos principais fatores que contribuem para o envelhecimento acelerado, levando à flacidez, rugas e perda de elasticidade da pele. No entanto, é possível prevenir e tratar esses efeitos com abordagens adequadas.

Além das alterações na pele, a menopausa também causa fogachos, insônia, ansiedade, impactos na saúde óssea e sexual, que precisam de atenção para garantir a qualidade de vida da mulher. Nesse cenário, uma nova geração de mulheres busca não apenas compreender, mas também superar os impactos desse período, mantendo sua autoestima e qualidade de vida.

A dra. Ana Carolina Chociai, médica cirurgiã plástica com clínica em Curitiba, destaca que, durante a menopausa, muitas mulheres estão cuidando mais de si mesmas, se mantendo ativas e empoderadas sobre suas escolhas de saúde e bem-estar, redefinindo o significado de envelhecer com confiança e vitalidade.

A Clínica Chociai é referência em oferecer uma abordagem integrada e moderna para o cuidado durante a menopausa. "Acreditamos que é essencial que todas as mulheres, especialmente aquelas que se aproximam deste período, busquem um cuidado que vá além dos aspectos físicos, abrangendo também a saúde mental e o bem-estar", diz a dra. Ana Carolina.

Muitas mulheres não precisam mais sofrer com os desconfortos causados pela menopausa, como o ressecamento e a dor vaginal. A dra. Jainara Morari, médica ginecologista atuante na Clínica Chociai, explica que utiliza laseres de ultraperformance como o Fotona Nx Dynamis que é uma tecnologia avançada e não invasiva que proporciona alívio para esses sintomas. Utilizando o laser Erbium YAG, o tratamento estimula a produção de colágeno e melhora a elasticidade dos tecidos vaginais, promovendo o rejuvenescimento da região íntima e reduzindo sintomas como ressecamento, incontinência urinária leve e desconforto nas relações. É uma alternativa eficaz e segura para mulheres que buscam uma solução não-hormonal, permitindo que recuperem sua qualidade de vida sem necessidade de tempo de recuperação.

Das muitas alterações que ocorrem no rosto durante a menopausa, as pálpebras estão entre as mais procuradas para tratamento. Na Clínica Chociai, a blefaroplastia é um dos principais procedimentos realizados para tratar o excesso de pele e a flacidez nas pálpebras, proporcionando um olhar mais descansado e natural. Além disso, a lipoenxertia facial restaura o volume do rosto e estimula a produção de colágeno de forma natural, promovendo uma aparência saudável. Ana Carolina enfatiza ainda que as técnicas de estruturação e estímulo dos tecidos são essenciais para manter a resistência e firmeza da pele, ajudando a prevenir os efeitos do envelhecimento.

Além dos cuidados estéticos, a equipe médica da Clínica Chociai acredita que o cuidado integral durante a menopausa deve envolver saúde física, mental e emocional. A combinação de orientações sobre estilo de vida, alimentação e tratamentos minimamente invasivos visa garantir que cada mulher se sinta bem e segura para atravessar essa fase com conforto e autoestima elevada.

"Nossa abordagem vai além da estética", destaca a médica Ana Carolina. "Estamos focados em promover uma jornada de envelhecimento saudável, onde o bem-estar e a naturalidade são o foco principal, realçando a beleza de cada mulher de forma personalizada e alinhada às suas necessidades individuais".

Assim, é possível ver que a menopausa não precisa ser um sinônimo de declínio, mas sim um novo capítulo que pode ser vivido com saúde, autoestima e bem-estar. Com tratamentos modernos e uma abordagem centrada no autocuidado, a mulher pode continuar a escrever sua história com confiança e plenitude.

Foto: Divulgação Legenda:
Dra. Ana Carolina Chociai, referência em Curitiba

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

  Gramado, conhecida internacionalmente pelo Festival de Cinema, segue fortalecendo seu papel como um dos principais polos culturais do Brasil. Depois do sucesso da 53ª edição do evento, a cidade recebe agora a exposição pública “Fotogramas do Cotidiano” , uma iniciativa da Casa 100+ Gramado , que ocupará o Museu Hugo Daros e apresentará obras de 20 artistas vindos de diferentes regiões do país . A mostra nasce com o propósito de valorizar os instantes simples da vida diária, transformando-os em experiências artísticas. Assim como no cinema, em que cada cena compõe uma narrativa maior, as obras reunidas traduzem fragmentos do cotidiano em múltiplas linguagens — pintura, fotografia, escultura, instalações e meios híbridos. A curadoria assinada por Angela de Oliveira foi pensada para criar diálogos entre estilos, técnicas e olhares, transformando cada trabalho em um “fotograma expandido” da vida real. As obras revelam camadas de subjetividade e identidade que, muitas vezes, passa...

Inteligência artificial

                                  SA Ú DE TOTAL CONVERSAS PSICANALÍTICAS COM O DR. EDUARDO BAUNILHA       INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL: ENTRE A MÁQUINA E A ARTE É interessante como a inteligência artificial tem muitos anos que está entre nós, mas agora ganhou um vulto bem significativo. Talvez um formato mais democrático, pois tomou uma frente e um espaço bem relevante em pesquisas pelo mundo inteiro. Evidentemente que emerge uma pergunta diante de algo que tem sido muito proclamado: qual o limite de uso desta ferramenta para que a criatividade não possa perder espaço na condição humana? Temos que lembrar que a palavra limite dá o tom que buscamos quando encontramos mecanismos que facilitam a realização de muitas tarefas, diante de um mundo frenético e apressado. Também não podemos esquecer que a máquina jamais conseguirá fazer o que o homem faz por não ter consciência do que faz. Foi criada p...

Encontro de Gigantes: Germano e Tiago de Ales visitam Kobra em seu ateliê em Itu

Germano no ateliê de Kobra em Itu   Por Gisele Lahoz Gramado (RS) – Representando os artistas da Casa 100+ by Cour des Arts , o artista Germano esteve ao lado de Tiago de Ales — brasileiro radicado na Bélgica — em uma visita memorável ao ateliê do renomado muralista Kobra, na cidade de Itu (SP). O encontro, além de simbólico, marca o início de uma colaboração promissora entre Brasil e Europa por meio da arte. A visita teve como objetivo recepcionar Tiago de Ales, que veio diretamente da Bélgica para conhecer a Casa 100+, sob curadoria da galerista e curadora Angela de Oliveira, em Gramado. A viagem resultou na formalização de uma parceria entre o espaço e o Cour des Arts — museu e galeria belga fundado por Tiago — com foco no desenvolvimento de projetos culturais conjuntos. Tiago e Kobra O Cour des Arts está em fase de implantação na região de Hannut, mais especificamente no vilarejo de Petit-Hallet, onde ocupa uma charmosa fazenda do século XVII. O espaço belga vai muito alé...