Pular para o conteúdo principal

Rede Super FM

Rede Super FM G1

Rede Super FM G1

Rede Super Rádio Brasil

Rede Super Rádio Brasil

Saúde mental e religião

                              




SAÚDE TOTAL


CONVERSAS PSICANALÍTICAS COM O DR. EDUARDO BAUNILHA


                                      SAÚDE MENTAL E RELIGIÃO

O doutor em medicina Larry Dossey relatou que seus pacientes que recebem orações e/ou que oram, tomam menos medicação, tem alta mais rápido e conseguem lidar melhor com o sofrimento. Pesquisas demonstram que as pessoas que têm algum engajamento religioso conseguem manter uma associação preventiva com o sofrimento psíquico.

É claro que isso não significa que acreditar em Deus faz com que as pessoas sejam imunes a doenças, mas que a religião pode ser um caminho interessante para ter competências para lidar com o sofrimento.

Pensando mais argutamente, percebemos que o transcendental, o acreditar nos eleva a um patamar de consciência que promove a calma e o alívio, porque a conexão com Deus nos doa esperança, por meio da fé.

Outras pesquisas mostram que pessoas que participam de um grupo religioso se beneficiam do estímulo a comportamentos saudáveis, muitas vezes, buscando uma socialização, por desejarem e escolherem estar com outras pessoas que possuem o mesmo pensamento.

Whitney Goodman deixou escrito que “quando comunidades religiosas cultivam aceitação, fé e compreensão, associarmo-nos a elas pode ser extremamente benéfico (GOODMAN, 2022, p. 62)”.

Uma questão muito interessante para pensar é o fato de que, o desejo de buscar um padrão mais interessante de vida, a busca pela felicidade, se torna necessário nos apequenarmos e, muitas vezes, apenas a religião nos promove este tipo de comportamento.

Evidentemente que não é somente coisas boas que encontramos no mundo religioso. Infelizmente existem charlatões e muitas, muitas pessoas que não têm um compromisso genuíno com Deus. Estes, por causa do comportamento, mostram um lado negativo que, muitas vezes, só existem neles, não na religião.

“Para eliminarmos a positividade tóxica da religião, temos que focar naquilo que realmente precisamos e no que queremos dela – uma estrutura de esperança, coletividade e um conjunto de padrões de vida”, completa Goodman (2022, p.62).

Um grande abraço para você!

 

 

Referência:

GOODMAN, Whitney. Positividade tóxica. São Paulo: Editora Melhoramentos, 2022.

Instagram: eduardo_baunilha_psicanalista

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Expressões Femininas: 25 Olhares sobre a Alma Feminina

  Prof. Dr. Oscar d’Ambrosio A Galeria Elisa Murgel se prepara para uma exibição especial, em homenagem ao Dia Internacional da Mulher , que promete celebrar a força e a complexidade do universo feminino. De 1 a 25 de março, a galeria, localizada na Rua Girassol, 475 – Casa Indie, no coração da pulsante Vila Madalena, em São Paulo, apresenta a exposição de arte "Dia Internacional da Mulher – 25" . Este evento é um convite ao público para mergulhar na rica tapeçaria de experiências, lutas e celebrações da alma feminina, refletindo tanto as denúncias sociais quanto a irreverência que permeiam a vivência das mulheres na sociedade contemporânea. Com curadoria do renomado Prof. Dr. Oscar d’Ambrosio , cuja formação abarca Educação, Arte e História da Cultura, a exposição promete uma seleção criteriosa de 25 obras que ressoam profundamente com a temática central. Ao lado dessas criações, obras de artistas homenageadas e convidadas também estarão em destaque, ampliando o alcance d...

Encontro de Gigantes: Germano e Tiago de Ales visitam Kobra em seu ateliê em Itu

Germano no ateliê de Kobra em Itu   Por Gisele Lahoz Gramado (RS) – Representando os artistas da Casa 100+ by Cour des Arts , o artista Germano esteve ao lado de Tiago de Ales — brasileiro radicado na Bélgica — em uma visita memorável ao ateliê do renomado muralista Kobra, na cidade de Itu (SP). O encontro, além de simbólico, marca o início de uma colaboração promissora entre Brasil e Europa por meio da arte. A visita teve como objetivo recepcionar Tiago de Ales, que veio diretamente da Bélgica para conhecer a Casa 100+, sob curadoria da galerista e curadora Angela de Oliveira, em Gramado. A viagem resultou na formalização de uma parceria entre o espaço e o Cour des Arts — museu e galeria belga fundado por Tiago — com foco no desenvolvimento de projetos culturais conjuntos. Tiago e Kobra O Cour des Arts está em fase de implantação na região de Hannut, mais especificamente no vilarejo de Petit-Hallet, onde ocupa uma charmosa fazenda do século XVII. O espaço belga vai muito alé...

Inauguração do Instituto Luiz Bhittencourt

  A apresentação de inauguração do Instituto Luiz Bhittencourt acontece na sede da instituição dia 22 de janeiro, em reunião fechada para poucos convidados, com o objetivo de firmar novas parcerias. O ILB é uma instituição sem fins lucrativos de fomento cultural, artístico e intelectual, que, além de incentivar o desenvolvimento de talentos e a prática de uma ética humanista, visa preservar a obra e a trajetória do artista e permitir o acesso ao seu mundo criativo. Também compõem seus pilares a sustentabilidade social, o respeito à diversidade e a educação como ação transformadora. Fundado por um grupo de empresários e profissionais liberais, apreciadores e benfeitores da arte do artista plástico Luiz Bhittencourt e apoiadores da filantropia, entre eles: Marcele Mendes Chuluck, Carlos Eduardo Bigarella, Douglas Lopes, Francisco Lemes, Márcio Chuluck, Gabriel Caldas, Jairo Ribeiro, Célio Calderan e Claudete Cabral. Ramon Calderan é o primeiro aluno bolsista do Instituto Luiz ...