Pular para o conteúdo principal

Rede Super FM

Rede Super FM G1

Rede Super FM G1

Rede Super Rádio Brasil

Rede Super Rádio Brasil

A Editora e Gráfica Mesquita Brasil e a Revista Total apresentam uma proposta inovadora sobre o autismo no 8º Congresso da Amupe

 A Editora e Gráfica Mesquita Brasil e a Revista Total apresentam uma proposta inovadora sobre o autismo no 8º Congresso da Amupe




A Editora e Gráfica Mesquita Brasil e a Revista Total, marcou presença com um stand de destaque no 8º Congresso da Associação Municipalista de Pernambuco (AMUPE), realizado de 28 a 30 de abril, sob a presidência do prefeito de Paudalho, Marcelo Gouveia. O evento reuniu gestores municipais de todas as regiões do Estado em um ambiente de troca de experiências e construção de políticas públicas para os novos desafios da sociedade contemporânea.


A grande novidade levada pela REVISTA TOTAL, presidida por Marcelo Mesquita, foi a apresentação de uma abordagem inédita sobre o autismo, por meio do lançamento do livro “O autismo e a Interação Social: como desenvolver uma criança saudável na Era Digital”, de autoria do pesquisador e professor Nilton Pereira da Cunha. A obra inaugura a entrada da editora no mercado literário e propõe uma análise profunda sobre o aumento dos diagnósticos de autismo entre as crianças da geração Z (1995-2010) e da geração Alpha (2010-2025).


Segundo os dados mais recentes, 1 em cada 36 crianças nascidas nesta última geração já recebe diagnóstico de autismo. Se essa curva se mantiver, a previsão para a geração Beta, é ainda mais alarmante: 1 em cada 12 crianças poderá apresentar o transtorno. Diante desse cenário, o livro traz um alerta urgente sobre a necessidade de políticas públicas preventivas e de uma abordagem interdisciplinar, que envolve os três fatores de igual importância: o genético, o ambiente humano e o neurobiológico.


O autor destaca que a transição da sociedade analógica para a sociedade híbrida provocou não apenas transformações sociais, mas também alterações biológicas e neurológicas, exigindo um novo olhar sobre o desenvolvimento humano, e, sobretudo, o infantil na Era Digital.




Durante o Congresso, prefeitos e prefeitas de diversos municípios visitaram o stand da Editora Mesquita Brasil e da Revista Total, para conhecer o projeto e dialogar sobre possíveis estratégias locais de prevenção e conscientização. Entre os gestores que prestigiaram a proposta e se mostraram abertos a levar o livro e a palestra para seus municípios, estão: Nêgo do Mercado (Capoeiras), Rodrigo Pinheiro (Caruaru), Carol Jordão (Ribeirão), Jeyson Cavalcanti (Primavera), Sivaldo Albino (Garanhuns), Márcia Conrado (Serra Talhada), Elias Batista (Pombos), Fabiano Marques (Petrolândia), Orlando Jorge (Limoeiro) e Carlos Santana (Ipojuca), entre outros.


Esses municípios, agora, se colocam na vanguarda de uma mobilização que busca não apenas tratar, mas prevenir o autismo em suas formas mais leves.


A Editora e Gráfica Mesquita Brasil e a Revista Total agradecem a todos os gestores que demonstraram interesse e sensibilidade diante de um dos temas mais urgentes da atualidade. Parabenizamos também a Amupe, pela figura de seu presidente, Marcelo Gouveia, pela realização de um evento que fortalece o municipalismo e abre espaço para iniciativas transformadoras como essa. Em tempos de uma sociedade híbrida, pensar no futuro das nossas crianças é uma responsabilidade coletiva e inadiável.


Acreditamos, por fim, que os demais gestores municipais, estaduais e também a União se engajarão nessa luta, que não pode mais ser adiada. Diante dos dados que projetaram um futuro preocupante, é preciso começar agora. O tempo de agir é já.


Fotos: Divulgação

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

  Gramado, conhecida internacionalmente pelo Festival de Cinema, segue fortalecendo seu papel como um dos principais polos culturais do Brasil. Depois do sucesso da 53ª edição do evento, a cidade recebe agora a exposição pública “Fotogramas do Cotidiano” , uma iniciativa da Casa 100+ Gramado , que ocupará o Museu Hugo Daros e apresentará obras de 20 artistas vindos de diferentes regiões do país . A mostra nasce com o propósito de valorizar os instantes simples da vida diária, transformando-os em experiências artísticas. Assim como no cinema, em que cada cena compõe uma narrativa maior, as obras reunidas traduzem fragmentos do cotidiano em múltiplas linguagens — pintura, fotografia, escultura, instalações e meios híbridos. A curadoria assinada por Angela de Oliveira foi pensada para criar diálogos entre estilos, técnicas e olhares, transformando cada trabalho em um “fotograma expandido” da vida real. As obras revelam camadas de subjetividade e identidade que, muitas vezes, passa...

Inteligência artificial

                                  SA Ú DE TOTAL CONVERSAS PSICANALÍTICAS COM O DR. EDUARDO BAUNILHA       INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL: ENTRE A MÁQUINA E A ARTE É interessante como a inteligência artificial tem muitos anos que está entre nós, mas agora ganhou um vulto bem significativo. Talvez um formato mais democrático, pois tomou uma frente e um espaço bem relevante em pesquisas pelo mundo inteiro. Evidentemente que emerge uma pergunta diante de algo que tem sido muito proclamado: qual o limite de uso desta ferramenta para que a criatividade não possa perder espaço na condição humana? Temos que lembrar que a palavra limite dá o tom que buscamos quando encontramos mecanismos que facilitam a realização de muitas tarefas, diante de um mundo frenético e apressado. Também não podemos esquecer que a máquina jamais conseguirá fazer o que o homem faz por não ter consciência do que faz. Foi criada p...

Encontro de Gigantes: Germano e Tiago de Ales visitam Kobra em seu ateliê em Itu

Germano no ateliê de Kobra em Itu   Por Gisele Lahoz Gramado (RS) – Representando os artistas da Casa 100+ by Cour des Arts , o artista Germano esteve ao lado de Tiago de Ales — brasileiro radicado na Bélgica — em uma visita memorável ao ateliê do renomado muralista Kobra, na cidade de Itu (SP). O encontro, além de simbólico, marca o início de uma colaboração promissora entre Brasil e Europa por meio da arte. A visita teve como objetivo recepcionar Tiago de Ales, que veio diretamente da Bélgica para conhecer a Casa 100+, sob curadoria da galerista e curadora Angela de Oliveira, em Gramado. A viagem resultou na formalização de uma parceria entre o espaço e o Cour des Arts — museu e galeria belga fundado por Tiago — com foco no desenvolvimento de projetos culturais conjuntos. Tiago e Kobra O Cour des Arts está em fase de implantação na região de Hannut, mais especificamente no vilarejo de Petit-Hallet, onde ocupa uma charmosa fazenda do século XVII. O espaço belga vai muito alé...