Pular para o conteúdo principal

Rede Super FM

Rede Super FM G1

Rede Super FM G1

Rede Super Rádio Brasil

Rede Super Rádio Brasil

Documentário “Othelo, O Grande” será exibido em Uberlândia

   Documentário “Othelo, O Grande” será exibido em Uberlândia


O produtor Ailton Franco Júnior e Pratinha um dos filhos do ator, participam de debate pós exibição





Dentro da Programação do Projeto Uberlândia na Rota das Culturas será exibido, no dia 30 de maio, “Othelo, O Grande”, filme que levou o Prêmio Redentor de Melhor Documentário no Festival do Rio, em sua estreia mundial na Mostra Competitiva da Première Brasil, e ainda, participou do 13th BlackStar Film Festival nos Estados Unidos.


Após a exibição acontecerá um debate com o produtor, Ailton Franco Júnior e com um dos filhos de Grande Otelo, Sebastião Bernardes de Sousa Prata, o Pratinha. O filme oferece uma visão íntima e pessoal do homem que se tornou um ícone, deixando um legado inestimável na cultura brasileira.





O uberlandense Grande Otelo foi um dos mais brilhantes atores brasileiros do século XX. Negro, órfão e neto de escravizados, ele desafiou o racismo estrutural ao eternizar seus personagens no cinema e na TV, abrindo caminhos para as futuras gerações de artistas negros. O filme oferece uma visão íntima e pessoal do homem que se tornou um ícone, deixando um legado inestimável na cultura brasileira.


Narrado em primeira pessoa, "Othelo, O Grande", tem também participação especial da atriz Zezé Motta como narradora e traz imagens raras de arquivo, feitas em pesquisas na Cinemateca Brasileira – e em vários outros arquivos no Brasil e nos EUA –, que revelam diferentes facetas do artista ao grande público e o apresentam para as novas gerações. Otelo trabalhou com cineastas como Orson Welles, Joaquim Pedro de Andrade, Werner Herzog, Júlio Bressane, Marcel Camus e Nelson Pereira dos Santos, entre tantos outros e usou esse espaço para moldar sua própria narrativa e discutir o racismo institucional que o assombrou por oito décadas, duas ditaduras e mais de uma centena de filmes.





O filme terá uma única exibição, no auditório da Sociedade Médica de Uberlândia, localizado na Avenida Cesário Alvim, 2, Centro, às 20 horas. Os ingressos estão à venda no site Megabilheteria (https://megabilheteria.com/evento?id=20250312112631)  na loja Inclusive Brechó e na escola Supera Ginástica Para o Cérebro.




 

SERVIÇO:

Exibição do filme: Othelo, O Grande

Data: 30 de maio – Sexta – 20h

Local: Sociedade Médica de Uberlândia (Avenida Cesário Alvim, 2, Centro)

Os ingressos, com valores de R$15,00 e R$30,00, estão à venda no site Megabilheteria https://megabilheteria.com/evento?id=20250312112631  na loja Inclusive Brechó (Av. Cesário Alvim, 396) e na escola Supera Ginástica Para o Cérebro (Av. Raulino Cotta Pacheco, 307).

Gênero: Documentário

Duração: 82 minutos

Classificação Indicativa: 12 anos




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

  Gramado, conhecida internacionalmente pelo Festival de Cinema, segue fortalecendo seu papel como um dos principais polos culturais do Brasil. Depois do sucesso da 53ª edição do evento, a cidade recebe agora a exposição pública “Fotogramas do Cotidiano” , uma iniciativa da Casa 100+ Gramado , que ocupará o Museu Hugo Daros e apresentará obras de 20 artistas vindos de diferentes regiões do país . A mostra nasce com o propósito de valorizar os instantes simples da vida diária, transformando-os em experiências artísticas. Assim como no cinema, em que cada cena compõe uma narrativa maior, as obras reunidas traduzem fragmentos do cotidiano em múltiplas linguagens — pintura, fotografia, escultura, instalações e meios híbridos. A curadoria assinada por Angela de Oliveira foi pensada para criar diálogos entre estilos, técnicas e olhares, transformando cada trabalho em um “fotograma expandido” da vida real. As obras revelam camadas de subjetividade e identidade que, muitas vezes, passa...

Inteligência artificial

                                  SA Ú DE TOTAL CONVERSAS PSICANALÍTICAS COM O DR. EDUARDO BAUNILHA       INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL: ENTRE A MÁQUINA E A ARTE É interessante como a inteligência artificial tem muitos anos que está entre nós, mas agora ganhou um vulto bem significativo. Talvez um formato mais democrático, pois tomou uma frente e um espaço bem relevante em pesquisas pelo mundo inteiro. Evidentemente que emerge uma pergunta diante de algo que tem sido muito proclamado: qual o limite de uso desta ferramenta para que a criatividade não possa perder espaço na condição humana? Temos que lembrar que a palavra limite dá o tom que buscamos quando encontramos mecanismos que facilitam a realização de muitas tarefas, diante de um mundo frenético e apressado. Também não podemos esquecer que a máquina jamais conseguirá fazer o que o homem faz por não ter consciência do que faz. Foi criada p...

Encontro de Gigantes: Germano e Tiago de Ales visitam Kobra em seu ateliê em Itu

Germano no ateliê de Kobra em Itu   Por Gisele Lahoz Gramado (RS) – Representando os artistas da Casa 100+ by Cour des Arts , o artista Germano esteve ao lado de Tiago de Ales — brasileiro radicado na Bélgica — em uma visita memorável ao ateliê do renomado muralista Kobra, na cidade de Itu (SP). O encontro, além de simbólico, marca o início de uma colaboração promissora entre Brasil e Europa por meio da arte. A visita teve como objetivo recepcionar Tiago de Ales, que veio diretamente da Bélgica para conhecer a Casa 100+, sob curadoria da galerista e curadora Angela de Oliveira, em Gramado. A viagem resultou na formalização de uma parceria entre o espaço e o Cour des Arts — museu e galeria belga fundado por Tiago — com foco no desenvolvimento de projetos culturais conjuntos. Tiago e Kobra O Cour des Arts está em fase de implantação na região de Hannut, mais especificamente no vilarejo de Petit-Hallet, onde ocupa uma charmosa fazenda do século XVII. O espaço belga vai muito alé...