Pular para o conteúdo principal

Rede Super FM

Rede Super FM G1

Rede Super FM G1

Rede Super Rádio Brasil

Rede Super Rádio Brasil

O desafio do viver

                                  




SAÚDE TOTAL

CONVERSAS PSICANALÍTICAS COM O DR. EDUARDO BAUNILHA


                                        O DESAFIO DO VIVER

O maior desafio que temos, sem dúvida alguma, é viver. Seguir na existência movidos por tantos contextos que nos foram apresentados. E por que desafiador? Porque nem sempre o que carregamos são elementos que nos impulsionam a gerir esta vida com equilíbrio e tranquilidade.

Mas para tudo tem uma saída. Para tanto precisamos percorrer alguns caminhos que muitas vezes irão nos desestabilizar. E isso irá acontecer pelo simples fato de não sentirmos confortáveis em nomear as situações e, muitas vezes, as pessoas que dificultaram o encontro de um caminho menos angustiante para ser trilhado. E na maior parte das vezes, são nossos próprios genitores e alguns outros poucos parentes.

Sendo assim, é imperativo que tiremos estas pessoas do pedestal e olhemos para elas com um olhar mais humanizado. Reconhecer o que qualquer pessoa, seja ela pai ou mãe, cuidadores, parentes e amigos fizeram, não significa não participar mais do convívio com eles, mas colaborar para uma busca de uma vida mais significativa.

Somos feitos das histórias que vivemos, dentro dos lugares que existimos, com as pessoas que nos rodeiam. As histórias destas pessoas nos atravessam, com seus legados de medo, traumas, feridas, ódios não ditos, amores não vividos.

Reconhecer, por meio do autoconhecimento, o que nos limita, atravanca, nos angustia, é um passo interessantíssimo para termos uma vida mais plena.

É necessário entender que família é um terreno muito propício para termos um acolhimento, sentirmos pertencidos, termos segurança, mas nem sempre é assim que acontece. E reconhecer tal situação é mais que relevante.

Por meio do reconhecimento entendemos que precisamos buscar ajuda e, adentramos em um espectro de vida que se tornará mais palatável, mais fácil que ser vivida ou, um tanto menos angustiante.

(Na próxima conversa continuaremos o assunto)

Um grande abraço para você!  


Instagram: eduardo_baunilha_psicanalista

Youtube: @conversaspsicanalíticas

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Expressões Femininas: 25 Olhares sobre a Alma Feminina

  Prof. Dr. Oscar d’Ambrosio A Galeria Elisa Murgel se prepara para uma exibição especial, em homenagem ao Dia Internacional da Mulher , que promete celebrar a força e a complexidade do universo feminino. De 1 a 25 de março, a galeria, localizada na Rua Girassol, 475 – Casa Indie, no coração da pulsante Vila Madalena, em São Paulo, apresenta a exposição de arte "Dia Internacional da Mulher – 25" . Este evento é um convite ao público para mergulhar na rica tapeçaria de experiências, lutas e celebrações da alma feminina, refletindo tanto as denúncias sociais quanto a irreverência que permeiam a vivência das mulheres na sociedade contemporânea. Com curadoria do renomado Prof. Dr. Oscar d’Ambrosio , cuja formação abarca Educação, Arte e História da Cultura, a exposição promete uma seleção criteriosa de 25 obras que ressoam profundamente com a temática central. Ao lado dessas criações, obras de artistas homenageadas e convidadas também estarão em destaque, ampliando o alcance d...

Encontro de Gigantes: Germano e Tiago de Ales visitam Kobra em seu ateliê em Itu

Germano no ateliê de Kobra em Itu   Por Gisele Lahoz Gramado (RS) – Representando os artistas da Casa 100+ by Cour des Arts , o artista Germano esteve ao lado de Tiago de Ales — brasileiro radicado na Bélgica — em uma visita memorável ao ateliê do renomado muralista Kobra, na cidade de Itu (SP). O encontro, além de simbólico, marca o início de uma colaboração promissora entre Brasil e Europa por meio da arte. A visita teve como objetivo recepcionar Tiago de Ales, que veio diretamente da Bélgica para conhecer a Casa 100+, sob curadoria da galerista e curadora Angela de Oliveira, em Gramado. A viagem resultou na formalização de uma parceria entre o espaço e o Cour des Arts — museu e galeria belga fundado por Tiago — com foco no desenvolvimento de projetos culturais conjuntos. Tiago e Kobra O Cour des Arts está em fase de implantação na região de Hannut, mais especificamente no vilarejo de Petit-Hallet, onde ocupa uma charmosa fazenda do século XVII. O espaço belga vai muito alé...

Inauguração do Instituto Luiz Bhittencourt

  A apresentação de inauguração do Instituto Luiz Bhittencourt acontece na sede da instituição dia 22 de janeiro, em reunião fechada para poucos convidados, com o objetivo de firmar novas parcerias. O ILB é uma instituição sem fins lucrativos de fomento cultural, artístico e intelectual, que, além de incentivar o desenvolvimento de talentos e a prática de uma ética humanista, visa preservar a obra e a trajetória do artista e permitir o acesso ao seu mundo criativo. Também compõem seus pilares a sustentabilidade social, o respeito à diversidade e a educação como ação transformadora. Fundado por um grupo de empresários e profissionais liberais, apreciadores e benfeitores da arte do artista plástico Luiz Bhittencourt e apoiadores da filantropia, entre eles: Marcele Mendes Chuluck, Carlos Eduardo Bigarella, Douglas Lopes, Francisco Lemes, Márcio Chuluck, Gabriel Caldas, Jairo Ribeiro, Célio Calderan e Claudete Cabral. Ramon Calderan é o primeiro aluno bolsista do Instituto Luiz ...