Pular para o conteúdo principal

Rede Super FM

Rede Super FM G1

Rede Super FM G1

Rede Super Rádio Brasil

Rede Super Rádio Brasil

 


Gramado, conhecida internacionalmente pelo Festival de Cinema, segue fortalecendo seu papel como um dos principais polos culturais do Brasil. Depois do sucesso da 53ª edição do evento, a cidade recebe agora a exposição pública “Fotogramas do Cotidiano”, uma iniciativa da Casa 100+ Gramado, que ocupará o Museu Hugo Daros e apresentará obras de 20 artistas vindos de diferentes regiões do país.

A mostra nasce com o propósito de valorizar os instantes simples da vida diária, transformando-os em experiências artísticas. Assim como no cinema, em que cada cena compõe uma narrativa maior, as obras reunidas traduzem fragmentos do cotidiano em múltiplas linguagens — pintura, fotografia, escultura, instalações e meios híbridos.


A curadoria assinada por Angela de Oliveira foi pensada para criar diálogos entre estilos, técnicas e olhares, transformando cada trabalho em um “fotograma expandido” da vida real. As obras revelam camadas de subjetividade e identidade que, muitas vezes, passam despercebidas no ritmo acelerado do dia a dia.

Mais do que um recorte estético, “Fotogramas do Cotidiano” representa um gesto de democratização do acesso à arte ao ocupar um espaço de grande relevância cultural. O Museu Hugo Daros, referência em arte contemporânea, torna-se palco de uma experiência que valoriza a diversidade geográfica, a pluralidade de linguagens e a força da criação coletiva.

Os artistas da exposição: Ara Vilela, Andréa Cerqueira, Ana Goulart, Aroldo Junior, Cati Alionis, Cleusa Soares, Esther Melo, Germano, Gisele Faganello, Izilda Werner, Josie Mengai, Justina D’Agostino, Laura Kessler, Leni Zilioto, Mariangela Rettore, Marilde Mafra, Ricardo Veras, Rogério Zanforlin, Sandra Helena Lima e Silvana Ravena.


Com essa exposição, Gramado reafirma sua vocação como cidade que promove e valoriza a cultura em suas diferentes manifestações. A programação artística local se expande para além do cinema, consolidando-se como parte permanente do calendário cultural e fortalecendo a imagem da cidade como destino de experiências estéticas e imersivas.

Além de aproximar o público da produção contemporânea nacional, a iniciativa também amplia a circulação de artistas brasileiros em novos contextos, reforçando a importância da arte como ferramenta de reflexão, pertencimento e transformação.





Serviço

Exposição: Fotogramas do Cotidiano
Local: Museu Hugo Daros
Data: 06/09 a 06/10/2025
Endereço: R. São Pedro, 347 - Fundos, Gramado – RS
Realização: Casa100 Gramado
Curadoria: Angela de Oliveira
Expografia: Vinicius Ott
Apoio: Ricardo Veras
Assessoria de Imprensa: Gisele Lahoz 17 991082421

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Inteligência artificial

                                  SA Ú DE TOTAL CONVERSAS PSICANALÍTICAS COM O DR. EDUARDO BAUNILHA       INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL: ENTRE A MÁQUINA E A ARTE É interessante como a inteligência artificial tem muitos anos que está entre nós, mas agora ganhou um vulto bem significativo. Talvez um formato mais democrático, pois tomou uma frente e um espaço bem relevante em pesquisas pelo mundo inteiro. Evidentemente que emerge uma pergunta diante de algo que tem sido muito proclamado: qual o limite de uso desta ferramenta para que a criatividade não possa perder espaço na condição humana? Temos que lembrar que a palavra limite dá o tom que buscamos quando encontramos mecanismos que facilitam a realização de muitas tarefas, diante de um mundo frenético e apressado. Também não podemos esquecer que a máquina jamais conseguirá fazer o que o homem faz por não ter consciência do que faz. Foi criada p...

Encontro de Gigantes: Germano e Tiago de Ales visitam Kobra em seu ateliê em Itu

Germano no ateliê de Kobra em Itu   Por Gisele Lahoz Gramado (RS) – Representando os artistas da Casa 100+ by Cour des Arts , o artista Germano esteve ao lado de Tiago de Ales — brasileiro radicado na Bélgica — em uma visita memorável ao ateliê do renomado muralista Kobra, na cidade de Itu (SP). O encontro, além de simbólico, marca o início de uma colaboração promissora entre Brasil e Europa por meio da arte. A visita teve como objetivo recepcionar Tiago de Ales, que veio diretamente da Bélgica para conhecer a Casa 100+, sob curadoria da galerista e curadora Angela de Oliveira, em Gramado. A viagem resultou na formalização de uma parceria entre o espaço e o Cour des Arts — museu e galeria belga fundado por Tiago — com foco no desenvolvimento de projetos culturais conjuntos. Tiago e Kobra O Cour des Arts está em fase de implantação na região de Hannut, mais especificamente no vilarejo de Petit-Hallet, onde ocupa uma charmosa fazenda do século XVII. O espaço belga vai muito alé...