Pular para o conteúdo principal

Rede Super FM

Rede Super FM G1

Rede Super FM G1

Rede Super Rádio Brasil

Rede Super Rádio Brasil

A Última Sessão de Freud chega a Uberlândia

         A Última Sessão de Freud chega a Uberlândia


Um espetáculo primoroso, premiado e aplaudido pelo público e a crítica, cujo cenário é uma réplica do último consultório de Freud, que professa o embate entre a ciência e a fé.


Crédito de imagens: João caldas @joaocaldas


Grande sucesso do teatro brasileiro, a peça A Última Sessão de Freud chega ao Teatro Municipal para duas apresentações nos dias 1 e 2 de junho, no sábado às 20h e no domingo às 18h. Visto por mais de 90 mil pessoas desde a estreia, em 2022, o espetáculo tem no centro dois personagens importantes do século XX: o pai da psicanálise, Sigmund Freud, vivido por Odilon Wagner  (indicado como melhor ator ao Prêmio Shell, Prêmio APCA e Prêmio Bibi Ferreira por este trabalho), e o escritor C.S. Lewis, interpretado por Marcello Airoldi  dois intelectuais que influenciaram o pensamento científico filosófico da sociedade do século 20.


Escrita pelo dramaturgo norte-americano Mark St. Germain e dirigida por Elias Andreato, a trama apresenta um encontro fictício entre Freud e C.S. Lewis. Os pensadores conversam no consultório do psicanalista na Inglaterra, onde Freud estava exilado após fugir da perseguição nazista durante a Segunda Guerra Mundial, no ano de 1939.


Crédito de imagens: João caldas @joaocaldas


Ao longo do diálogo, Freud, ateu e crítico implacável da crença religiosa, e C.S. Lewis, renomado professor de Oxford, crítico literário, ex-ateu e influente defensor da fé baseada na razão, debatem, de forma apaixonada, o dilema entre o ateísmo e a fé em Deus. O psicanalista tenta entender por que um intelectual como C.S. Lewis, pode, segundo suas palavras, “abandonar a verdade por uma mentira insidiosa”, tornando-se um cristão convicto.


Além das questões em torno da existência ou não de Deus, os personagens conversam sobre o sentido da vida, a natureza humana, sexo e morte, resultando em um espetáculo que se conecta profundamente com o espectador através de ferramentas como o humor, a sagacidade e o resgate da escuta como ponto de partida para uma boa conversa. O sarcasmo e ironia rondam toda essa discussão. As ideias contundentes ali propostas nos confundem, por mais ateus ou crentes que sejamos.




SERVIÇO:

Peça: A última sessão de Freud

Quando: 01 e 02 de junho de 2024

Horário: Sábado às 20h domingo às 18h.

Local: Teatro Municipal de Uberlândia – Av. Rondon Pacheco, 7070.

Vendas antecipadas:

- Site Megabilheteria.com (24 horas e com taxa se conveniência) https://megabilheteria.com/evento/temporada?id=20180414164325

Loja Inclusive Brechó, na Av. Cesário Alvim, 396 – Centro (aberta das 9h às 18h, de segunda a sexta e das 9h às 14h aos sábados - estacionamento conveniado ao lado)

Sala Uberlândia na Rota das Cultura, Uberlândia Shopping - Av. Paulo Gracindo, 15, segundo piso, próximo ao Café do Ponto.


Classificação indicativa:  14 anos

Duração: 90 minutos

Gênero: Drama


Ficha Técnica:

Texto: Mark St. Germain. 

Tradução: Clarisse Abujamra. 

Direção: Elias Andreato. 

Assistente de Direção: Raphael Gama. 

Idealização: Ronaldo Diaféria. 

Elenco: Odilon Wagner e Claudio Fontana. 

Cenário e figurino: Fábio Namatame. 

Assistente de cenografia: Fernando Passetti. 

Desenho de Luz: Gabriel Paiva e André Prado. 

Trilha Sonora: Raphael Gama. 

Arte Gráfica: Rodolfo Juliani. 

Fotografia: João Caldas. 

Iluminação: Nádia Carneiro.

Desenho de som: André Omote.

Coordenador Geral de Produção: Ronaldo Diaféria.

Produção executiva: Jade Minarelli. 

Diretor de palco:  Tadeu Tosta e Vinicius Henrique. 

Produtores Associados:  Diaféria Produções e Itaporã Comunicação.

Produção local: Uberlândia na Rota da Cultura – Carlos Guimarães e Maíra Pelizer

Assessoria de imprensa local: Cristiane Guimarães


Crédito de imagens: João caldas @joaocaldas



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

  Gramado, conhecida internacionalmente pelo Festival de Cinema, segue fortalecendo seu papel como um dos principais polos culturais do Brasil. Depois do sucesso da 53ª edição do evento, a cidade recebe agora a exposição pública “Fotogramas do Cotidiano” , uma iniciativa da Casa 100+ Gramado , que ocupará o Museu Hugo Daros e apresentará obras de 20 artistas vindos de diferentes regiões do país . A mostra nasce com o propósito de valorizar os instantes simples da vida diária, transformando-os em experiências artísticas. Assim como no cinema, em que cada cena compõe uma narrativa maior, as obras reunidas traduzem fragmentos do cotidiano em múltiplas linguagens — pintura, fotografia, escultura, instalações e meios híbridos. A curadoria assinada por Angela de Oliveira foi pensada para criar diálogos entre estilos, técnicas e olhares, transformando cada trabalho em um “fotograma expandido” da vida real. As obras revelam camadas de subjetividade e identidade que, muitas vezes, passa...

Inteligência artificial

                                  SA Ú DE TOTAL CONVERSAS PSICANALÍTICAS COM O DR. EDUARDO BAUNILHA       INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL: ENTRE A MÁQUINA E A ARTE É interessante como a inteligência artificial tem muitos anos que está entre nós, mas agora ganhou um vulto bem significativo. Talvez um formato mais democrático, pois tomou uma frente e um espaço bem relevante em pesquisas pelo mundo inteiro. Evidentemente que emerge uma pergunta diante de algo que tem sido muito proclamado: qual o limite de uso desta ferramenta para que a criatividade não possa perder espaço na condição humana? Temos que lembrar que a palavra limite dá o tom que buscamos quando encontramos mecanismos que facilitam a realização de muitas tarefas, diante de um mundo frenético e apressado. Também não podemos esquecer que a máquina jamais conseguirá fazer o que o homem faz por não ter consciência do que faz. Foi criada p...

Encontro de Gigantes: Germano e Tiago de Ales visitam Kobra em seu ateliê em Itu

Germano no ateliê de Kobra em Itu   Por Gisele Lahoz Gramado (RS) – Representando os artistas da Casa 100+ by Cour des Arts , o artista Germano esteve ao lado de Tiago de Ales — brasileiro radicado na Bélgica — em uma visita memorável ao ateliê do renomado muralista Kobra, na cidade de Itu (SP). O encontro, além de simbólico, marca o início de uma colaboração promissora entre Brasil e Europa por meio da arte. A visita teve como objetivo recepcionar Tiago de Ales, que veio diretamente da Bélgica para conhecer a Casa 100+, sob curadoria da galerista e curadora Angela de Oliveira, em Gramado. A viagem resultou na formalização de uma parceria entre o espaço e o Cour des Arts — museu e galeria belga fundado por Tiago — com foco no desenvolvimento de projetos culturais conjuntos. Tiago e Kobra O Cour des Arts está em fase de implantação na região de Hannut, mais especificamente no vilarejo de Petit-Hallet, onde ocupa uma charmosa fazenda do século XVII. O espaço belga vai muito alé...