Pular para o conteúdo principal

Rede Super Rádio Brasil

Rede Super Rádio Brasil

Rede Super Rádio Brasil

Pais e mães emocionalmente imaturos

                                        



SAÚDE TOTAL

CONVERSAS PSICANALÍTICAS COM O DR. EDUARDO BAUNILHA


                  PAIS E MÃES EMOCIONALMENTE IMATUROS

O laço mais forte que temos nos primeiros relacionamentos da vida é com os nossos pais. São a estes seres que nos rendemos ao amor e que nos apegamos quando estamos com fome, com medo, irritados, preocupados, ansiosos, cansados e doentes.

O que vai medir o sucesso emocional da vida de um adulto é a intensidade do laço com os pais que eles tiveram quando crianças. Isso é perceptível, pois quando estamos bem, podemos estar na companhia de qualquer outra pessoa, mas quando estamos angustiados são para nossos pais que recorremos.

Quando os pais são emocionalmente imaturos os filhos sofrem perdas emocionais enormes, porque sempre são eles que serão as referências de aconchego visionada pelos infantes. Ir ao encontro de quem não está preparado para ajudar é encontrar com a frustração e a dor emocional que pode se transformar em ansiedade e depressão.

Antes disso, as crianças transfiguram raiva, que é um instrumento de adaptação, diante de uma situação em que a criança não consegue ter recursos para suportar. Talvez não saibamos, mas esta raiva precisa ser externalizada, pois a internalização deste sentimento, tende a transformá-los em pessoas extremamente autocríticas e com um senso de culpa gigante. Esses predicativos negativos podem levar as crianças a atos de cessação da vida.

Pais e mães emocionalmente imaturos desejam que os filhos sejam como eles querem que os filhos sejam. Evidentemente que queremos o melhor para nossos filhos, mas tirar deles a autenticidade e o direito de ter um modus operanti próprio, é solapar deles sua dignidade e, assim, maximizar a perda do ser, lançando-os na inadequação com o mundo. Se meus pais não me aceitam, quem me aceitará? É o pensamento que permeará suas vidas, lançando-os em um abismo em que qualquer que possa salvar, será bem vindo. E isso pode ser bem perigoso.

Ser emocionalmente imaturo é permitir-se a perda da sensibilidade, é deixar de lado o bom senso e não permitir a autorreflexão, tornando-se pessoas extremamente destituídas de autocontrole, o que pode ser e é uma tragédia para qualquer criança. Pensemos nisso!

 

(na próxima Conversa psicanalítica continuaremos com esta temática)


Instagrameduardo_baunilha_psicanali

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Expressões Femininas: 25 Olhares sobre a Alma Feminina

  Prof. Dr. Oscar d’Ambrosio A Galeria Elisa Murgel se prepara para uma exibição especial, em homenagem ao Dia Internacional da Mulher , que promete celebrar a força e a complexidade do universo feminino. De 1 a 25 de março, a galeria, localizada na Rua Girassol, 475 – Casa Indie, no coração da pulsante Vila Madalena, em São Paulo, apresenta a exposição de arte "Dia Internacional da Mulher – 25" . Este evento é um convite ao público para mergulhar na rica tapeçaria de experiências, lutas e celebrações da alma feminina, refletindo tanto as denúncias sociais quanto a irreverência que permeiam a vivência das mulheres na sociedade contemporânea. Com curadoria do renomado Prof. Dr. Oscar d’Ambrosio , cuja formação abarca Educação, Arte e História da Cultura, a exposição promete uma seleção criteriosa de 25 obras que ressoam profundamente com a temática central. Ao lado dessas criações, obras de artistas homenageadas e convidadas também estarão em destaque, ampliando o alcance d...

Inauguração do Instituto Luiz Bhittencourt

  A apresentação de inauguração do Instituto Luiz Bhittencourt acontece na sede da instituição dia 22 de janeiro, em reunião fechada para poucos convidados, com o objetivo de firmar novas parcerias. O ILB é uma instituição sem fins lucrativos de fomento cultural, artístico e intelectual, que, além de incentivar o desenvolvimento de talentos e a prática de uma ética humanista, visa preservar a obra e a trajetória do artista e permitir o acesso ao seu mundo criativo. Também compõem seus pilares a sustentabilidade social, o respeito à diversidade e a educação como ação transformadora. Fundado por um grupo de empresários e profissionais liberais, apreciadores e benfeitores da arte do artista plástico Luiz Bhittencourt e apoiadores da filantropia, entre eles: Marcele Mendes Chuluck, Carlos Eduardo Bigarella, Douglas Lopes, Francisco Lemes, Márcio Chuluck, Gabriel Caldas, Jairo Ribeiro, Célio Calderan e Claudete Cabral. Ramon Calderan é o primeiro aluno bolsista do Instituto Luiz ...

Talita de Doda é destaque entre as 20 melhores prefeitas de Pernambuco

    Talita de Doda é destaque entre as 20 melhores prefeitas de Pernambuco Com uma gestão marcada pelo compromisso com o povo, transparência e resultados concretos, a prefeita de Camutanga, Talita de Doda , tem seu trabalho mais uma vez reconhecido. De acordo com levantamento realizado pelo Instituto Revista Total, Talita figura entre as 20 melhores prefeitas de Pernambuco, com uma impressionante aprovação de 81% da população. Em seu segundo mandato, a prefeita demonstra que continuidade administrativa e planejamento fazem a diferença. A pesquisa revela ainda que apenas 10% da população reprova sua gestão, enquanto 9% não souberam ou preferiram não opinar. Os números refletem a confiança da maioria absoluta dos camutanguenses no trabalho que vem sendo desenvolvido. Com investimentos constantes em saúde, educação, infraestrutura, desenvolvimento social e urbano, a prefeita Talita de Doda tem transformado Camutanga em um município mais justo, estruturado e com oportunidades para...