Pular para o conteúdo principal

Rede Super Rádio Brasil

Rede Super Rádio Brasil

Rede Super Rádio Brasil

Um repelente social

                                    



SAÚDE TOTAL

CONVERSAS PSICANALÍTICAS COM O DR. EDUARDO BAUNILHA


                                                     UM REPELENTE SOCIAL

A comunicação é um conduto tão inerente a nós, tão necessário e natural que é difícil entendermos como alguém conseguiria existir sem se comunicar. Isso é tão real que em diversos momentos falamos conosco mesmo.

Mas devemos prestar atenção em algumas formas de comunicação que podem se tornar verdadeiros repelentes sociais. Vamos lá!

A fala, como um processo social, une as pessoas. Mas um psicólogo belga chamado Bernard Rimé decidiu estudar a maneira como as pessoas se comunicam e descobriu que a maioria das pessoas se sentiam impelidas a falarem a respeito de suas emoções negativas e que, quanto mais intensas eram essas emoções, mais elas eram lembradas e, consequentemente contadas. Exceto experiências em que as pessoas se sentiam muito expostas e com vergonha de contar.

Parece óbvio o que lemos acima, mas Bernard Rimé entendeu, a partir da sua pesquisa que, comunicar repetidamente uma experiência negativa, acaba afastando as pessoas do nosso convívio. Vejam só que ironia!

O que o pesquisador sinalizou é que não significa que falar sobre contextos difíceis ou desafiadores afastam todos de nós, mas que pode transformar uma experiência útil em uma negativa. E o que entendemos disso?

É que todos nós temos um limite para a quantidade de desabafos que conseguimos ouvir. E isso tem relação até quando falamos de pessoas que amamos.

O legal de toda essa pesquisa é que nos dá um mote para entendermos o quão importante é sabermos que o nosso organismo tem um limite e que precisa ser respeitado. Quantas vezes ouvimos algumas pessoas dizerem: “Não aguento mais ouvir aquele colega que vira e mexe fala a mesma coisa sempre”. É seu corpo te induzindo a respeitar os seus limites.

E ainda têm aquelas pessoas que falam e não permitem uma interação. Querem falar o tempo todo. Monologamente. Relacionamentos se fortalecem por meio da reciprocidade. Vivenciar monólogos será um desastre e desgastará a relação.

Um estudo feito com adolescentes teve um resultado doloroso: os que são propensos a lamentações são mais solitários, socialmente excluídos e rejeitados, são mais alvo de fofocas e boatos dos colegas e podem até sofrer ameaças de violência. Infelizmente isso também se aplica para adultos.

(Na próxima conversa psicanalítica continuaremos o assunto).

 

Um grande abraço para você!


Instagram: eduardo_baunilha_psicanalista

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Empresário de Miami lança plataforma para reflorestar a Amazônia e convida o mundo a participar

              Empresário de Miami lança plataforma para reflorestar a Amazônia e convida o mundo a participar Augustin T. O'Brien Caceres , empresário de sucesso, e entusiasta da preservação ambiental, está transformando seu empreendimento em um movimento global para salvar a Floresta Amazônica. Através do site Save The Amazon Today ( https://SaveTheAmazonToday. wordpress.com/ ), ele convida pessoas de todo o mundo a se unirem à causa plantando uma árvore apenas na floresta tropical mais importante do planeta. Segundo o empresário italiano-argentino que cresceu no Brasil entre 1977 a 2008,  a iniciativa é inovadora pois coloca o poder de ação nas mãos de cada cidadão ao invés de apenas nas mãos de grandes corporações e magnatas. O "Save The Amazon Today" oferece uma plataforma simples e acessível para que qualquer pessoa possa escolher sua espécie nativa e financiar o plantio de árvores da Amazônia em seu nome. Com mais de 11 milhões de hectares d...

Inauguração do Instituto Luiz Bhittencourt

  A apresentação de inauguração do Instituto Luiz Bhittencourt acontece na sede da instituição dia 22 de janeiro, em reunião fechada para poucos convidados, com o objetivo de firmar novas parcerias. O ILB é uma instituição sem fins lucrativos de fomento cultural, artístico e intelectual, que, além de incentivar o desenvolvimento de talentos e a prática de uma ética humanista, visa preservar a obra e a trajetória do artista e permitir o acesso ao seu mundo criativo. Também compõem seus pilares a sustentabilidade social, o respeito à diversidade e a educação como ação transformadora. Fundado por um grupo de empresários e profissionais liberais, apreciadores e benfeitores da arte do artista plástico Luiz Bhittencourt e apoiadores da filantropia, entre eles: Marcele Mendes Chuluck, Carlos Eduardo Bigarella, Douglas Lopes, Francisco Lemes, Márcio Chuluck, Gabriel Caldas, Jairo Ribeiro, Célio Calderan e Claudete Cabral. Ramon Calderan é o primeiro aluno bolsista do Instituto Luiz ...

Uberlândia Shopping recebe Van Gogh & Impressionistas: exposição imersiva aclamada por mais de meio milhões de pessoas no Brasil

              Uberlândia Shopping recebe Van Gogh & Impressionistas: exposição imersiva aclamada por mais de meio milhões de pessoas no Brasil   Com efeitos e movimentos de videografismo em obras consagradas, mostra leva arte, tecnologia e emoção com superprojeções 360º de alta definição e outras instalações  em um complexo com 1.000 m² O Uberlândia Shopping vai receber a aclamada exposição imersiva Van Gogh & Impressionistas. Recheado de arte e tecnologia, o espetáculo traz ao público uma emocionante viagem pelo genial universo do pintor holandês, com direito a célebres obras, como autorretratos, A Noite Estrelada, Quarto em Arles, Girassóis, Amendoeira em Flor, dentre outras. Como bônus, a exposição oferece, ainda, uma incursão na obra de quatro artistas impressionistas e pós-impressionistas: Monet, Renoir, Gauguin e Cézanne. Em um complexo de 1.000 m² que será instalado no piso térreo do Uberlândia Shopping, a atração conta com lab...