Pular para o conteúdo principal

Rede Super Rádio Brasil

Rede Super Rádio Brasil

Rede Super Rádio Brasil

As faces da dor

                                 




SAÚDE TOTAL


CONVERSAS PSICANALÍTICAS COM O DR. EDUARDO BAUNILHA


                                                          AS FACES DA DOR

O que dói mais: uma perna quebrada ou um coração partido? Acredito que se formos fazer esta pergunta em uma plateia, certamente teríamos opiniões bem contrastantes, não é mesmo?

Evidentemente que a dor de uma perna quebrada vai ser visível, portanto, mais sentida, talvez celebrada; mas a dor de uma humilhação, de uma rejeição ou de um insulto, machuca tanto quanto a dor física.

Isso acontece porque as regiões cerebrais que são ativadas quando temos uma dor física, mantém uma conectividade com nossa necessidade de apego social, portanto, provoca dor. Ou seja, sentir-se mal diante de uma situação embaraçosa significa ativar sistema responsáveis por sentirmos o desconforto da dor.

Um experimento observado pelos pesquisadores Naomi Eisenberger e Matthew Lieberman feito com estudantes universitários prova o que relatamos acima. Olha o que fizeram.

Eles colocaram 3 estudantes para jogarem cyberball. Em um dado momento, um dos três, que na verdade estava sendo monitorado, foi rejeitado pelos outros dois, que continuaram o jogo sem solicitarem a participação deste. E veja o que aconteceu: a ressonância magnética funcional – um procedimento que identifica as regiões cerebrais ativas pelo monitoramento do fluxo sanguíneo – identificou que, quando rejeitado, o cérebro do jogador, foi ativado na região que provoca o mesmo sofrimento daqueles que recebem picadas de agulha, choques elétricos ou outras dores físicas induzidas experimentalmente.

Isso é tão real que quando somos traídos, rejeitados, abandonados, ou não considerados, uma das frases que falamos com muita frequência é “estou com uma dor no coração”.

Percebemos então a real importância da conexão com o outro, do estar junto, de ativar a empatia cognitiva, que nos leva a sentir com o outro e participar ativamente do seu sentimento, seja ele bom ou desafiador.

A dor social é uma ferramenta de sobrevivência, pois nos leva a ligar nosso coração a outros corações, em busca de acolhimento e paz. Condutos que de tão importantes, se não forem buscados e conservados não conseguiríamos sobreviver.

Um grande abraço para você!

Instagram: eduardo_baunilha_psicanalista

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Expressões Femininas: 25 Olhares sobre a Alma Feminina

  Prof. Dr. Oscar d’Ambrosio A Galeria Elisa Murgel se prepara para uma exibição especial, em homenagem ao Dia Internacional da Mulher , que promete celebrar a força e a complexidade do universo feminino. De 1 a 25 de março, a galeria, localizada na Rua Girassol, 475 – Casa Indie, no coração da pulsante Vila Madalena, em São Paulo, apresenta a exposição de arte "Dia Internacional da Mulher – 25" . Este evento é um convite ao público para mergulhar na rica tapeçaria de experiências, lutas e celebrações da alma feminina, refletindo tanto as denúncias sociais quanto a irreverência que permeiam a vivência das mulheres na sociedade contemporânea. Com curadoria do renomado Prof. Dr. Oscar d’Ambrosio , cuja formação abarca Educação, Arte e História da Cultura, a exposição promete uma seleção criteriosa de 25 obras que ressoam profundamente com a temática central. Ao lado dessas criações, obras de artistas homenageadas e convidadas também estarão em destaque, ampliando o alcance d...

Inauguração do Instituto Luiz Bhittencourt

  A apresentação de inauguração do Instituto Luiz Bhittencourt acontece na sede da instituição dia 22 de janeiro, em reunião fechada para poucos convidados, com o objetivo de firmar novas parcerias. O ILB é uma instituição sem fins lucrativos de fomento cultural, artístico e intelectual, que, além de incentivar o desenvolvimento de talentos e a prática de uma ética humanista, visa preservar a obra e a trajetória do artista e permitir o acesso ao seu mundo criativo. Também compõem seus pilares a sustentabilidade social, o respeito à diversidade e a educação como ação transformadora. Fundado por um grupo de empresários e profissionais liberais, apreciadores e benfeitores da arte do artista plástico Luiz Bhittencourt e apoiadores da filantropia, entre eles: Marcele Mendes Chuluck, Carlos Eduardo Bigarella, Douglas Lopes, Francisco Lemes, Márcio Chuluck, Gabriel Caldas, Jairo Ribeiro, Célio Calderan e Claudete Cabral. Ramon Calderan é o primeiro aluno bolsista do Instituto Luiz ...

Talita de Doda é destaque entre as 20 melhores prefeitas de Pernambuco

    Talita de Doda é destaque entre as 20 melhores prefeitas de Pernambuco Com uma gestão marcada pelo compromisso com o povo, transparência e resultados concretos, a prefeita de Camutanga, Talita de Doda , tem seu trabalho mais uma vez reconhecido. De acordo com levantamento realizado pelo Instituto Revista Total, Talita figura entre as 20 melhores prefeitas de Pernambuco, com uma impressionante aprovação de 81% da população. Em seu segundo mandato, a prefeita demonstra que continuidade administrativa e planejamento fazem a diferença. A pesquisa revela ainda que apenas 10% da população reprova sua gestão, enquanto 9% não souberam ou preferiram não opinar. Os números refletem a confiança da maioria absoluta dos camutanguenses no trabalho que vem sendo desenvolvido. Com investimentos constantes em saúde, educação, infraestrutura, desenvolvimento social e urbano, a prefeita Talita de Doda tem transformado Camutanga em um município mais justo, estruturado e com oportunidades para...