Pular para o conteúdo principal

Rede Super FM

Rede Super FM G1

Rede Super FM G1

Rede Super Rádio Brasil

Rede Super Rádio Brasil

Mais de 50 municípios participam do 1º Seminário Estadual da PEC 066/2023 em Uberlândia

    Mais de 50 municípios participam do 1º Seminário Estadual da PEC 066/2023 em Uberlândia


Promovido pela coordenadora de Minas, deputada Ana Paula Leão, encontro reuniu gestores e representantes públicos para discutir a proposta que garante fôlego financeiro às prefeituras





Mais de 50 municípios do Triângulo Mineiro, Alto Paranaíba e Noroeste de Minas estiveram representados, na tarde desta segunda-feira (2), no 1º Seminário Estadual da PEC 066/2023, realizado na Câmara Municipal de Uberlândia. O evento foi promovido pela deputada federal Ana Paula Junqueira Leão (PP-MG), única parlamentar mineira integrante da Comissão Especial que analisa a proposta na Câmara dos Deputados. Ao todo, participaram mais de 15 prefeitos.


A Proposta de Emenda à Constituição (PEC) nº 066/2023, já aprovada no Senado e em análise na Câmara, tem como objetivo principal aliviar o caixa das prefeituras, criando um teto para pagamento de precatórios, permitindo um novo parcelamento das dívidas previdenciárias dos municípios e ampliando a desvinculação de receitas. A pauta é considerada a mais importante do movimento municipalista em 2025, com impactos diretos sobre a sustentabilidade financeira dos municípios.


“A PEC representa um fôlego financeiro para os nossos municípios. Ela contribui para uma gestão mais sustentável e eficiente das cidades”, destacou Ana Paula. Ela reforçou seu compromisso com os gestores mineiros. “Tudo que foi dito será levado ao deputado Baleia Rossi, nosso relator. O que depender do meu mandato, eu quero fazer um mandato que transforma. E um mandato que transforma é trabalhar e governar junto com os municípios para que eles sejam realmente fortes”, completou.


A gravidade da situação foi destacada pelos dados apresentados durante o encontro. Atualmente, 1.381 municípios brasileiros acumulam R$ 45 bilhões em dívidas nos seus regimes próprios de previdência (RPPS). Outros 4.317 municípios possuem dívidas com o regime geral (RGPS), somando R$ 160 bilhões. Essa situação compromete os caixas municipais e inviabiliza investimentos em áreas essenciais, como saúde, educação e infraestrutura.


Como prefeito por quatro mandatos e cinco como deputado federal, Odelmo Leão também esteve presente e alertou sobre a situação dos municípios. “E vamos buscar a solução, a solução nasce aqui. Se nós todos estivermos juntos, abraçando esse momento dessa causa, nós vamos vencer. A reforma tributária, se nós não estivermos juntos na regulamentação desta reforma, nós vamos pagar a conta”, afirmou.


O presidente da Associação Mineira dos Municípios (AMM) e prefeito de Patos de Minas, Luís Eduardo Falcão, destacou: “Ressalto seu compromisso, deputada, com esse tema que é pertinente à sobrevivência dos municípios. Nós temos que trabalhar muito pra que essa PEC passe. É um impacto bilionário para os municípios mineiros. Vocês sabem que pra retirar dos municípios é tudo muito fácil, rápido. Agora, pra recuperar alguma coisa, é a luta de sempre”.


Para Leriane, prefeita de Delta e representante da Associação dos Municípios da Microrregião do Vale do Rio Grande (AMVALE) e do Consórcio Intermunicipal de Saúde do Vale do Rio Grande (CISVALEGRAN), o seminário foi fundamental. “Precisamos muito dessa união da Câmara dos Deputados pra que essa PEC seja aprovada. Nós sentimos na pele a dificuldade que é fazer gestão. Hoje, nós temos uma dificuldade financeira muito grande nos nossos municípios pequenos e essa PEC veio no momento certo”, afirmou.


O deputado estadual João Júnior também fez questão de reforçar a importância da iniciativa. “É muito importante, Ana Paula, a sua participação, sua dedicação em defender o povo da região. Você foi uma secretária municipal, você é municipalista, sabe realmente onde estão as dificuldades dos prefeitos e gestores municipais”.


A mobilização dos gestores foi destacada por Cleiton Gomes da Cruz, vice-presidente da Associação dos Municípios da Microrregião do Vale do Paranaíba (AMVAP) e prefeito de Iraí de Minas. “Quero te parabenizar, Ana Paula, por esse seminário. Hoje, essa PEC vem tratar a respeito desses parcelamentos que eu acho que serão de suma importância para os municípios. Para que a gente possa ter um fôlego, a gente que já vem sofrendo muito com a baixa arrecadação. Quem vai ganhar somos nós prefeitos, quem vai ganhar é a nossa população”, declarou.


Emílio dos Santos Boaventura, prefeito de Arapuá e representante da Associação dos Municípios da Microrregião do Alto Paranaíba (AMAPAR), fez um apelo pela união dos gestores. “Pra nós, só vêm obrigações. Enquanto 70%, 80% dos impostos ficam lá em Brasília, as obrigações ficam nos municípios. Então, temos que mostrar que a verdadeira força dos prefeitos não está no nosso individual, mas, com certeza, na nossa união de demandas e de propósitos. E a senhora Ana Paula faz muito bem quando convoca as forças políticas para entrarem juntas nessa briga”, reforçou.


O debate realizado em Uberlândia será ampliado no 2º Seminário Estadual da PEC 066/2023, que acontecerá no próximo dia 12 de junho, às 14h, no Auditório JK, na Prefeitura de Belo Horizonte. A Comissão Especial tem até 1º de julho para apreciar o mérito da proposta.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Expressões Femininas: 25 Olhares sobre a Alma Feminina

  Prof. Dr. Oscar d’Ambrosio A Galeria Elisa Murgel se prepara para uma exibição especial, em homenagem ao Dia Internacional da Mulher , que promete celebrar a força e a complexidade do universo feminino. De 1 a 25 de março, a galeria, localizada na Rua Girassol, 475 – Casa Indie, no coração da pulsante Vila Madalena, em São Paulo, apresenta a exposição de arte "Dia Internacional da Mulher – 25" . Este evento é um convite ao público para mergulhar na rica tapeçaria de experiências, lutas e celebrações da alma feminina, refletindo tanto as denúncias sociais quanto a irreverência que permeiam a vivência das mulheres na sociedade contemporânea. Com curadoria do renomado Prof. Dr. Oscar d’Ambrosio , cuja formação abarca Educação, Arte e História da Cultura, a exposição promete uma seleção criteriosa de 25 obras que ressoam profundamente com a temática central. Ao lado dessas criações, obras de artistas homenageadas e convidadas também estarão em destaque, ampliando o alcance d...

Encontro de Gigantes: Germano e Tiago de Ales visitam Kobra em seu ateliê em Itu

Germano no ateliê de Kobra em Itu   Por Gisele Lahoz Gramado (RS) – Representando os artistas da Casa 100+ by Cour des Arts , o artista Germano esteve ao lado de Tiago de Ales — brasileiro radicado na Bélgica — em uma visita memorável ao ateliê do renomado muralista Kobra, na cidade de Itu (SP). O encontro, além de simbólico, marca o início de uma colaboração promissora entre Brasil e Europa por meio da arte. A visita teve como objetivo recepcionar Tiago de Ales, que veio diretamente da Bélgica para conhecer a Casa 100+, sob curadoria da galerista e curadora Angela de Oliveira, em Gramado. A viagem resultou na formalização de uma parceria entre o espaço e o Cour des Arts — museu e galeria belga fundado por Tiago — com foco no desenvolvimento de projetos culturais conjuntos. Tiago e Kobra O Cour des Arts está em fase de implantação na região de Hannut, mais especificamente no vilarejo de Petit-Hallet, onde ocupa uma charmosa fazenda do século XVII. O espaço belga vai muito alé...

Inauguração do Instituto Luiz Bhittencourt

  A apresentação de inauguração do Instituto Luiz Bhittencourt acontece na sede da instituição dia 22 de janeiro, em reunião fechada para poucos convidados, com o objetivo de firmar novas parcerias. O ILB é uma instituição sem fins lucrativos de fomento cultural, artístico e intelectual, que, além de incentivar o desenvolvimento de talentos e a prática de uma ética humanista, visa preservar a obra e a trajetória do artista e permitir o acesso ao seu mundo criativo. Também compõem seus pilares a sustentabilidade social, o respeito à diversidade e a educação como ação transformadora. Fundado por um grupo de empresários e profissionais liberais, apreciadores e benfeitores da arte do artista plástico Luiz Bhittencourt e apoiadores da filantropia, entre eles: Marcele Mendes Chuluck, Carlos Eduardo Bigarella, Douglas Lopes, Francisco Lemes, Márcio Chuluck, Gabriel Caldas, Jairo Ribeiro, Célio Calderan e Claudete Cabral. Ramon Calderan é o primeiro aluno bolsista do Instituto Luiz ...