Pular para o conteúdo principal

Rede Super FM

Rede Super FM G1

Rede Super FM G1

Rede Super Rádio Brasil

Rede Super Rádio Brasil

Self, identidade e pertencimento

                           




SAÚDE TOTAL

CONVERSAS PSICANALÍTICAS COM O DR. EDUARDO BAUNILHA


                       SELF, IDENTIDADE E PERTENCIMENTO

Vivemos dias desafiadores. Tudo ao nosso redor conspira contra nossa felicidade. Nossa! Parece fatalista, não é mesmo? Mas pense em tudo o que você está vivendo no momento só por um instante. Agora pare, senão certamente irá chorar.

Agora vamos pensar em uma realidade que não tem como descolar de nós: o fato de que nossos desafios são criados pela nossa mente. Assim sendo, se a mente é responsável pelas nossas dificuldades, pela consciência desses desafios, podemos transformá-los em oportunidades. O que achou? A perspectiva fatalista ganhou um novo contorno para você?

Então vamos lá! Como podemos fazer isso?

Primeiro precisamos considerar que a mente humana está aberta para o crescimento ao longo de toda a nossa vida. E é esta mesma mente que cria a cultura. Logo, se estamos imersos em uma cultura que nos apresenta uma noção distorcida de nós mesmos, esta pode ser uma construção que podemos mudar. Mudando, conseguimos transformar nossa forma de estar no mundo. E por falar em estar no mundo e em cultura, precisamos rever um conceito muito presente em nossa sociedade: o self solo.

O self solo é uma construção da nossa mente, logo, um conceito, que nos move. E no que ela consiste? No fato de que cada um de nós temos uma identidade separada dos outros. E esta é a raiz de muitas dificuldades que enfrentamos hoje em dia.

Albert Einstein deixou escrito que “fazemos parte de todo um universo”. Parece óbvia a proposição do cientista, mas pode nos levar a um pensar mais arguto, a respeito da importância de fazermos parte de tudo o que existe.

Quando entendemos a profundidade deste conceito, adquirimos um olhar que nos faz enxergar que nosso self não é apenas um modus operandi individual, mas que faz parte de um todo que é maior do que podemos entender e é isso que me faz mover no mundo de maneira a valorizar tudo ao meu redor. E agindo assim, entendo que tudo e todos estão conectados comigo, então, precisam ser vistos de maneira bem mais diferente do que ora vejo. Percebe o quanto esse conceito muda nossa maneira de estar no mundo e como melhora tudo em nós?

Um grande abraço para você!

  

Instagram: eduardo_baunilha_psicanalista

Youtube: @conversaspsicanalíticas

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Expressões Femininas: 25 Olhares sobre a Alma Feminina

  Prof. Dr. Oscar d’Ambrosio A Galeria Elisa Murgel se prepara para uma exibição especial, em homenagem ao Dia Internacional da Mulher , que promete celebrar a força e a complexidade do universo feminino. De 1 a 25 de março, a galeria, localizada na Rua Girassol, 475 – Casa Indie, no coração da pulsante Vila Madalena, em São Paulo, apresenta a exposição de arte "Dia Internacional da Mulher – 25" . Este evento é um convite ao público para mergulhar na rica tapeçaria de experiências, lutas e celebrações da alma feminina, refletindo tanto as denúncias sociais quanto a irreverência que permeiam a vivência das mulheres na sociedade contemporânea. Com curadoria do renomado Prof. Dr. Oscar d’Ambrosio , cuja formação abarca Educação, Arte e História da Cultura, a exposição promete uma seleção criteriosa de 25 obras que ressoam profundamente com a temática central. Ao lado dessas criações, obras de artistas homenageadas e convidadas também estarão em destaque, ampliando o alcance d...

Encontro de Gigantes: Germano e Tiago de Ales visitam Kobra em seu ateliê em Itu

Germano no ateliê de Kobra em Itu   Por Gisele Lahoz Gramado (RS) – Representando os artistas da Casa 100+ by Cour des Arts , o artista Germano esteve ao lado de Tiago de Ales — brasileiro radicado na Bélgica — em uma visita memorável ao ateliê do renomado muralista Kobra, na cidade de Itu (SP). O encontro, além de simbólico, marca o início de uma colaboração promissora entre Brasil e Europa por meio da arte. A visita teve como objetivo recepcionar Tiago de Ales, que veio diretamente da Bélgica para conhecer a Casa 100+, sob curadoria da galerista e curadora Angela de Oliveira, em Gramado. A viagem resultou na formalização de uma parceria entre o espaço e o Cour des Arts — museu e galeria belga fundado por Tiago — com foco no desenvolvimento de projetos culturais conjuntos. Tiago e Kobra O Cour des Arts está em fase de implantação na região de Hannut, mais especificamente no vilarejo de Petit-Hallet, onde ocupa uma charmosa fazenda do século XVII. O espaço belga vai muito alé...

Inauguração do Instituto Luiz Bhittencourt

  A apresentação de inauguração do Instituto Luiz Bhittencourt acontece na sede da instituição dia 22 de janeiro, em reunião fechada para poucos convidados, com o objetivo de firmar novas parcerias. O ILB é uma instituição sem fins lucrativos de fomento cultural, artístico e intelectual, que, além de incentivar o desenvolvimento de talentos e a prática de uma ética humanista, visa preservar a obra e a trajetória do artista e permitir o acesso ao seu mundo criativo. Também compõem seus pilares a sustentabilidade social, o respeito à diversidade e a educação como ação transformadora. Fundado por um grupo de empresários e profissionais liberais, apreciadores e benfeitores da arte do artista plástico Luiz Bhittencourt e apoiadores da filantropia, entre eles: Marcele Mendes Chuluck, Carlos Eduardo Bigarella, Douglas Lopes, Francisco Lemes, Márcio Chuluck, Gabriel Caldas, Jairo Ribeiro, Célio Calderan e Claudete Cabral. Ramon Calderan é o primeiro aluno bolsista do Instituto Luiz ...