Pular para o conteúdo principal

Rede Super FM

Rede Super FM G1

Rede Super FM G1

Rede Super Rádio Brasil

Rede Super Rádio Brasil

Adictos das redes sociais

                          




SAÚDE TOTAL

CONVERSAS PSICANALÍTICAS COM O DR. EDUARDO BAUNILHA


                                   ADICTOS DAS REDES SOCIAIS

Sistema límbico é um apelido que damos para o aglomerado de funções emocionais que habitam em nosso cérebro, gerenciando muitos de nossos sentimentos.

A bem da verdade tudo o que fazemos tem uma estada pelo sistema emocional, para depois subirem para o degrau racional. Por isso sentimos, depois racionalizamos.

Quanto as telas, vê-las continuamente provoca um comportamento de falta, ou seja, vicia, por causa da dopamina que é acionada. A dopamina vê o que é prazeroso e te indica o caminho, engajando sua atenção. E não existe um terreno mais fértil para tal que as redes sociais, onde é tudo rápido, trazendo para nós um prazer imediato. E ninguém está imune a cair nesta cilada.

Todavia, o cérebro adolescente, que considera tudo muito morno, não quer esforço. Neste sentido, tornam-se mais vulneráveis, portanto, mais fáceis de se tornarem viciados. E por que isso acontece?

Porque nas redes sociais o que eles veem são vídeos e postagens rápidas que, no instante da visualização, não os permitem adentrarem no tédio. Mas o que não conseguem prever é que vendo coisas muito rápidas o cérebro se dessensibiliza, além de reduzir a ativação do córtex-pré-frontal, causando assim, uma inibição do autocontrole.

Nesses ambientes passamos, tanto adultos quanto adolescentes, a julgar e se comparar continuamente. Fora um mundo de informação que nos bombardei e, mesmo que achamos que conseguimos, não damos conta de tantas dicas. Neste contexto, acreditamos que outros conseguem o que nos confere um looping de ansiedade e depressão e, além disso, escolhemos a solidão por não alcançarmos o que está sendo proposto.

E por falar em solidão, o vício com as redes está fazendo com que sintamos dificuldade de empatizar, porque as relações estão sempre sendo mediadas pela tecnologia. Sem empatia não existe relações interpessoais saudáveis, tão importantes para nossa sobrevivência.

(Na próxima conversa continuaremos o assunto)

Um grande abraço para você!


Instagram: eduardo_baunilha_psicanalista

Youtube: @conversaspsicanalíticas 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

  Gramado, conhecida internacionalmente pelo Festival de Cinema, segue fortalecendo seu papel como um dos principais polos culturais do Brasil. Depois do sucesso da 53ª edição do evento, a cidade recebe agora a exposição pública “Fotogramas do Cotidiano” , uma iniciativa da Casa 100+ Gramado , que ocupará o Museu Hugo Daros e apresentará obras de 20 artistas vindos de diferentes regiões do país . A mostra nasce com o propósito de valorizar os instantes simples da vida diária, transformando-os em experiências artísticas. Assim como no cinema, em que cada cena compõe uma narrativa maior, as obras reunidas traduzem fragmentos do cotidiano em múltiplas linguagens — pintura, fotografia, escultura, instalações e meios híbridos. A curadoria assinada por Angela de Oliveira foi pensada para criar diálogos entre estilos, técnicas e olhares, transformando cada trabalho em um “fotograma expandido” da vida real. As obras revelam camadas de subjetividade e identidade que, muitas vezes, passa...

Inteligência artificial

                                  SA Ú DE TOTAL CONVERSAS PSICANALÍTICAS COM O DR. EDUARDO BAUNILHA       INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL: ENTRE A MÁQUINA E A ARTE É interessante como a inteligência artificial tem muitos anos que está entre nós, mas agora ganhou um vulto bem significativo. Talvez um formato mais democrático, pois tomou uma frente e um espaço bem relevante em pesquisas pelo mundo inteiro. Evidentemente que emerge uma pergunta diante de algo que tem sido muito proclamado: qual o limite de uso desta ferramenta para que a criatividade não possa perder espaço na condição humana? Temos que lembrar que a palavra limite dá o tom que buscamos quando encontramos mecanismos que facilitam a realização de muitas tarefas, diante de um mundo frenético e apressado. Também não podemos esquecer que a máquina jamais conseguirá fazer o que o homem faz por não ter consciência do que faz. Foi criada p...

Encontro de Gigantes: Germano e Tiago de Ales visitam Kobra em seu ateliê em Itu

Germano no ateliê de Kobra em Itu   Por Gisele Lahoz Gramado (RS) – Representando os artistas da Casa 100+ by Cour des Arts , o artista Germano esteve ao lado de Tiago de Ales — brasileiro radicado na Bélgica — em uma visita memorável ao ateliê do renomado muralista Kobra, na cidade de Itu (SP). O encontro, além de simbólico, marca o início de uma colaboração promissora entre Brasil e Europa por meio da arte. A visita teve como objetivo recepcionar Tiago de Ales, que veio diretamente da Bélgica para conhecer a Casa 100+, sob curadoria da galerista e curadora Angela de Oliveira, em Gramado. A viagem resultou na formalização de uma parceria entre o espaço e o Cour des Arts — museu e galeria belga fundado por Tiago — com foco no desenvolvimento de projetos culturais conjuntos. Tiago e Kobra O Cour des Arts está em fase de implantação na região de Hannut, mais especificamente no vilarejo de Petit-Hallet, onde ocupa uma charmosa fazenda do século XVII. O espaço belga vai muito alé...