Pular para o conteúdo principal

Rádio Metropolitana


Loreni Schenkel é destaque na exposição coletiva “Entre Mundos” em Campinas


A artista visual Loreni Schenkel será um dos principais destaques da exposição coletiva “Entre Mundos”, que abre ao público em 10 de março, na Galeria Lígia Testa, em Campinas (SP). A mostra reúne artistas cujas obras atravessam culturas, memórias e sensibilidades, propondo um campo de reflexão sobre travessias simbólicas, identitárias e contemporâneas. A curadoria é de Lígia Testa e Rosita Cavenaghi (Art A3 – São Paulo).

Com formação em Artes Visuais pela Universidade de Brasília e em Letras pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos, Loreni desenvolve uma pesquisa multimeios que percorre escultura, pintura, instalação, fotografia, objetos de parede e vídeo. Sua produção revela uma investigação poética e matérico-sensorial que dialoga com território, memória e pertencimento.

No conjunto de obras apresentado, a artista traz ao público a pesquisa que realiza no cerrado, a partir do uso da terra de cupinzeiro e da observação de formatos orgânicos da natureza local. Ao incorporar esse material à sua prática — frequentemente combinado ao papel machê — Loreni constrói superfícies e volumes que evocam tanto a ancestralidade da terra quanto a força vital que dela emana.

Um dos elementos marcantes de sua produção é a presença da fralda de algodão como suporte. O material, carregado de memória afetiva, remete à infância da artista e introduz na obra uma dimensão íntima e autobiográfica. Descendente de pequenos agricultores do interior do Rio Grande do Sul, onde cresceu e ficou órfã de mãe aos 10 anos, Loreni encontra na terra não apenas matéria-prima, mas elo de vida e reconexão. É desse vínculo profundo que nasce sua criação.

A maestria com que incorpora elementos terrosos às suas composições revela não apenas domínio técnico, mas uma reverência à essência da existência. Suas obras, ao mesmo tempo delicadas e densas, estabelecem pontes entre o orgânico e o simbólico, o individual e o coletivo — consonantes com a proposta curatorial de “Entre Mundos”.

A exposição poderá ser visitada até 10 de abril de 2026, com entrada gratuita.

 


Serviço

Exposição: Entre Mundos
Artista participante: Loreni Schenkel
Período: 10 de março a 10 de abril de 2026
Vernissage: 10 de março de 2026, das 17h às 22h
Local: Galeria Lígia Testa
Endereço: Av. Dr. Heitor Penteado, 1611 – Taquaral, Campinas (SP)
Curadoria: Lígia Testa e Rosita Cavenaghi
Entrada: Livre



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Inteligência artificial

                                  SA Ú DE TOTAL CONVERSAS PSICANALÍTICAS COM O DR. EDUARDO BAUNILHA       INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL: ENTRE A MÁQUINA E A ARTE É interessante como a inteligência artificial tem muitos anos que está entre nós, mas agora ganhou um vulto bem significativo. Talvez um formato mais democrático, pois tomou uma frente e um espaço bem relevante em pesquisas pelo mundo inteiro. Evidentemente que emerge uma pergunta diante de algo que tem sido muito proclamado: qual o limite de uso desta ferramenta para que a criatividade não possa perder espaço na condição humana? Temos que lembrar que a palavra limite dá o tom que buscamos quando encontramos mecanismos que facilitam a realização de muitas tarefas, diante de um mundo frenético e apressado. Também não podemos esquecer que a máquina jamais conseguirá fazer o que o homem faz por não ter consciência do que faz. Foi criada p...
  Gramado, conhecida internacionalmente pelo Festival de Cinema, segue fortalecendo seu papel como um dos principais polos culturais do Brasil. Depois do sucesso da 53ª edição do evento, a cidade recebe agora a exposição pública “Fotogramas do Cotidiano” , uma iniciativa da Casa 100+ Gramado , que ocupará o Museu Hugo Daros e apresentará obras de 20 artistas vindos de diferentes regiões do país . A mostra nasce com o propósito de valorizar os instantes simples da vida diária, transformando-os em experiências artísticas. Assim como no cinema, em que cada cena compõe uma narrativa maior, as obras reunidas traduzem fragmentos do cotidiano em múltiplas linguagens — pintura, fotografia, escultura, instalações e meios híbridos. A curadoria assinada por Angela de Oliveira foi pensada para criar diálogos entre estilos, técnicas e olhares, transformando cada trabalho em um “fotograma expandido” da vida real. As obras revelam camadas de subjetividade e identidade que, muitas vezes, passa...

Hiperconectados, hiperdesatentos

                            SA Ú DE TOTAL CONVERSAS PSICANALÍTICAS COM O DR. EDUARDO BAUNILHA                     HIPERCONECTADOS, HIPERDESATENTOS A internet é só uma das possibilidades que o homem contemporâneo tem para viver milhões de “práticas”, às quais o homem médio de mil anos atrás não tinha acesso algum. Nosso cérebro é maciçamente remodelado por tal exposição – mas também pela leitura, televisão, videogames, eletrônica moderna, música contemporânea, “ferramentas” contemporâneas etc.      Michael Merzenich   Norman Doidge, autor do interessante  O Cérebro que se transforma , disserta sobre a plasticidade cerebral, nos orientando na direção do conhecimento da capacidade de adaptação pelas quais passamos, tendo como base as múltiplas experiências que vivenciamos todo o tempo. Neste bojo, incluímos a cultura que nos rodeia. Na cultur...