Pular para o conteúdo principal

Rede Super FM

Rede Super FM G1

Rede Super FM G1

Rede Super Rádio Brasil

Rede Super Rádio Brasil

Moda aliada à sustentabilidade

       Moda aliada à sustentabilidade


Bamou e VemVem lançam nova coleção de sapatos veganos, durante o maior festival de forró do mundo, realizado em Dunas de Itaúnas (ES), e aposta em parceria com dançarinos profissionais


Tênis veganos VemVem Bamou - Crédito Baeuai


O mercado têxtil, que movimenta 2,4 trilhões de dólares anuais e cresceu 5,5% ao ano na última década, enfrenta grandes desafios ambientais. De acordo com o relatório “A New Textiles Economy: Redesigning Fashion’s Future” da Ellen MacArthur Foundation, a cada segundo, um caminhão de sobras de tecido é descartado ou queimado, resultando em um desperdício anual de 500 bilhões de dólares. A indústria da moda é responsável por 1,2 bilhão de toneladas de gases de efeito estufa por ano, superando a aviação comercial e a indústria naval juntas. Além disso, anualmente, 85% dos têxteis vão para o lixo, agravando problemas ambientais como a produção de chorume e biogás em aterros sanitários, segundo a UNECE.


Esse cenário reflete a necessidade urgente da conscientização sobre a importância de escolhas éticas e ambientalmente responsáveis no setor da moda. Exemplo dos fabricantes que já atuam para reverter esse quadro é a Bamou e a VemVem, marcas de moda sustentável de Belo Horizonte, situadas na loja colaborativa BAEUAI, no Mercado Novo, que estão lançando a terceira coleção de sapatos veganos, a Vem Vem B,  em parceria com dançarinos profissionais de forró. A estreia da coleção será no maior festival de forró do mundo, realizado em Dunas de Itaúnas, distrito de Conceição da Barra, no Espírito Santo, de 20 a 27 de julho.


A Bamou e a VemVem destacam-se não apenas pelo compromisso com a sustentabilidade, mas também pelo envolvimento e apoio à cultura brasileira. Os sapatos da nova coleção são confeccionados com tecidos que possuem a certificação BCI (Better Cotton Initiative), assegurando a qualidade e a procedência do algodão, além de práticas de produção que não utilizam agrotóxicos ou pesticidas. O selo BCI também garante condições dignas de trabalho para todas as pessoas envolvidas no processo produtivo, desde o plantio do algodão até a transformação em tecido.


“Estamos entusiasmadas em lançar a coleção Vem Vem B no Festival de Forró de Itaúnas. É uma oportunidade incrível de mostrar nosso compromisso com a moda sustentável e com a valorização da cultura brasileira. A escolha do festival como palco para o lançamento é uma forma de homenagear e apoiar essa rica tradição”, conta Suellen Alice, sócia da Bamou e da VemVem.


As marcas também são parceiras do Movimento Sou de Algodão, que promove práticas sustentáveis e sociais, e possuem o Selo Peta, certificando que seus produtos não exploram animais em nenhuma etapa da produção. “Nossos sapatos são mais do que uma peça de vestuário; são uma celebração da cultura nordestina. Cada criação é feita por mulheres talentosas que transformam tradição em estilo, trazendo a essência vibrante do forró para o seu dia a dia”, afirma Rovena Moura, a outra sócia das marcas.


O professor de forró Luiz Henrique do Carmo, que já viajou para 20 países ministrando aulas de dança, é um dos escolhidos para representar as marcas. “É com muita felicidade que assino meu nome em um dos novos modelos dos sapatos veganos da colaboração entre Bamou e VemVem, marcas que conversam com meus ideais, acreditando em um mundo melhor e praticando a moda sustentável. Além disso, os produtos apresentam design aplicado, estiloso e moderno aliado ao conforto que nós dançarinos precisamos para dançar”, afirma.


Os tênis são produzidos com couro vegano e tecido PET reciclado, com palmilha especial feita a partir da cana de açúcar, de origem renovável, responsável e 100% reciclável. A sola é resistente e confortável, especialmente elaborada para dançar, com pontos de pivô para facilitar os movimentos e amortecimento extra.


As marcas esperam que seus clientes não apenas apreciem a qualidade e o estilo de seus sapatos, mas também sintam o amor e o respeito pela cultura e pela sustentabilidade em cada par. “Quem escolher a Bamou e a VemVem, consequentemente, está apoiando a moda consciente, feita com amor e respeito pela nossa cultura”, concluem as proprietárias.


Loja colaborativa BAEUAI - Crédito BAEUAI


Sobre a Bamou


A Bamour nasceu do sonho de unir conforto, beleza, sustentabilidade e responsabilidade social em um único sapato. Inspirados pelo minimalismo suíço, nossos calçados possuem um design clean e unissex, utilizando tecidos veganos e solados de borracha natural ou pneu reciclado. Fabricados no Brasil de maneira sustentável, garantimos os direitos de todos os envolvidos na produção. Nossos sapatos são a prova que é possível vestir-se com consciência sem abrir mão do design. Bamour promove uma mensagem de esperança e compaixão, incentivando o empreendedorismo feminino e inspirando uma vida mais leve e autêntica. Mais informações no site www.bamou.com.br.


Sobre a VemVem


A VemVem é muito mais do que uma marca de moda; é um movimento cultural e social que nasceu da paixão pelo forró e pela liberdade de expressão. Fundada com o objetivo de proporcionar conforto e segurança durante a dança, a VemVem pesquisa cuidadosamente tecidos que não apenas transpiram bem, mas também são fluidos e não marcam, permitindo que todos se sintam à vontade em suas criações. Além de valorizar a estética, a empresa investe em uma moda consciente e sustentável, consciente de que cada peça é construída por pessoas que merecem viver com dignidade. Mais informações no site www.vemvemshop.com.br.


Sobre a BAEUAI


A Loja BAEUAI é uma butique de moda com propósito localizada no Mercado Novo, em Belo Horizonte. Fundada por mulheres comprometidas com a diversidade e a sustentabilidade, a loja abriga marcas que compartilham esses valores e oferece roupas, acessórios e calçados que celebram a autenticidade da cultura brasileira. A Loja BAEUAI é um espaço colaborativo que promove a moda sustentável e a responsabilidade social. Para mais informações sobre a Loja BAEUAI, suas marcas parceiras e eventos futuros, visite o site www.baueai.com.br ou siga as redes sociais em @baueai.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

  Gramado, conhecida internacionalmente pelo Festival de Cinema, segue fortalecendo seu papel como um dos principais polos culturais do Brasil. Depois do sucesso da 53ª edição do evento, a cidade recebe agora a exposição pública “Fotogramas do Cotidiano” , uma iniciativa da Casa 100+ Gramado , que ocupará o Museu Hugo Daros e apresentará obras de 20 artistas vindos de diferentes regiões do país . A mostra nasce com o propósito de valorizar os instantes simples da vida diária, transformando-os em experiências artísticas. Assim como no cinema, em que cada cena compõe uma narrativa maior, as obras reunidas traduzem fragmentos do cotidiano em múltiplas linguagens — pintura, fotografia, escultura, instalações e meios híbridos. A curadoria assinada por Angela de Oliveira foi pensada para criar diálogos entre estilos, técnicas e olhares, transformando cada trabalho em um “fotograma expandido” da vida real. As obras revelam camadas de subjetividade e identidade que, muitas vezes, passa...

Inteligência artificial

                                  SA Ú DE TOTAL CONVERSAS PSICANALÍTICAS COM O DR. EDUARDO BAUNILHA       INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL: ENTRE A MÁQUINA E A ARTE É interessante como a inteligência artificial tem muitos anos que está entre nós, mas agora ganhou um vulto bem significativo. Talvez um formato mais democrático, pois tomou uma frente e um espaço bem relevante em pesquisas pelo mundo inteiro. Evidentemente que emerge uma pergunta diante de algo que tem sido muito proclamado: qual o limite de uso desta ferramenta para que a criatividade não possa perder espaço na condição humana? Temos que lembrar que a palavra limite dá o tom que buscamos quando encontramos mecanismos que facilitam a realização de muitas tarefas, diante de um mundo frenético e apressado. Também não podemos esquecer que a máquina jamais conseguirá fazer o que o homem faz por não ter consciência do que faz. Foi criada p...

Encontro de Gigantes: Germano e Tiago de Ales visitam Kobra em seu ateliê em Itu

Germano no ateliê de Kobra em Itu   Por Gisele Lahoz Gramado (RS) – Representando os artistas da Casa 100+ by Cour des Arts , o artista Germano esteve ao lado de Tiago de Ales — brasileiro radicado na Bélgica — em uma visita memorável ao ateliê do renomado muralista Kobra, na cidade de Itu (SP). O encontro, além de simbólico, marca o início de uma colaboração promissora entre Brasil e Europa por meio da arte. A visita teve como objetivo recepcionar Tiago de Ales, que veio diretamente da Bélgica para conhecer a Casa 100+, sob curadoria da galerista e curadora Angela de Oliveira, em Gramado. A viagem resultou na formalização de uma parceria entre o espaço e o Cour des Arts — museu e galeria belga fundado por Tiago — com foco no desenvolvimento de projetos culturais conjuntos. Tiago e Kobra O Cour des Arts está em fase de implantação na região de Hannut, mais especificamente no vilarejo de Petit-Hallet, onde ocupa uma charmosa fazenda do século XVII. O espaço belga vai muito alé...