Pular para o conteúdo principal

Rede Super FM

Rede Super FM G1

Rede Super FM G1

Rede Super Rádio Brasil

Rede Super Rádio Brasil

Espetáculo “Tom na Fazenda” terá prévia com debate na UFU

      Espetáculo “Tom na Fazenda” terá prévia com debate na UFU


Conversa abordará temas como teatro, sexualidade, patriarcado, homofobia e como as relações humanas se constroem a partir desse cenário





Na próxima terça-feira, 13 de agosto, a 23 dias da chegada a Uberlândia do espetáculo Tom na Fazenda, acontecerá um encontro com Armando Babaioff, ator, tradutor e produtor do espetáculo teatral. Nesse encontro/provocação, Babaioff irá trazer detalhes do processo criativo, desde o seu encontro com o texto, a tradução, as motivações e a trajetória internacional que fizeram de Tom na Fazenda um marco do teatro brasileiro. Nessa conversa serão abordados temas como teatro, sexualidade, patriarcado, homofobia e como as relações humanas – a partir dos quatro personagens de Tom na Fazenda - se constroem a partir desse cenário.


A mesa redonda, com o nome “Tom e o barro – o complexo primitivo”, acontecerá no anfiteatro 5R-CD, do campus Santa Mônica, a partir das 19h, com entrada gratuita, sem necessidade de inscrição prévia. Haverá emissão de certificados de participação. O encontro terá também as participações de integrantes do universo acadêmico da UFU, que trazem outras perspectivas para o momento.


Tom na Fazenda é um fenômeno teatral e estará em cartaz na cidade entre os dias 6 e 9 de setembro. A peça tem no elenco Armando Babaioff, Denise Del Vecchio, Gustavo Machado e Camila Nahry. A montagem foi consagrada internacionalmente, com temporada prorrogada várias vezes em Paris, e direito a um retorno à Europa, por um período de cinco meses, para turnê de absoluto sucesso por 27 cidades do continente. Apenas no Brasil, a produção ganhou 25 dos principais prêmios brasileiros das artes cênicas.


No evento, a conversa promete ser tão potente quanto a dramaturgia proposta. Os debatedores, ao se debruçarem sobre a instigante história de um homem que perde seu companheiro e se depara com a hostilidade e o preconceito de sua família, trarão à tona traços da contemporaneidade que se esvaem em olhares equivocados sobre os gêneros, as famílias e os relacionamentos humanos.


Participarão presencialmente do debate os acadêmicos Eduardo Gasperin, Doutor em Artes da cena pela UNICAMP, Mestre em Artes/Teatro pela UFU, Bacharel em Artes Cênicas pela UFGD e Licenciado em Teatro pela FAMOSP; Emerson F. Rasera, professor da Universidade Federal de Uberlândia, onde é membro da CPDIVERSA (Comissão Permanente de Acompanhamento da Política de Diversidade Sexual e de Gênero); Camila Barbosa,  advogada, graduada e mestre em Direito pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU), foi co-coordenadora do Projeto SOMOS, Programa de Extensão da UFU e Vice Presidente da Comissão de Diversidade Sexual e de Gênero da OAB/Uberlândia. O debate será mediado por Alexandre Molina, artista da Dança, professor, pesquisador e gestor cultural. Doutor em Artes Cênicas e mestre em Dança pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Virtualmente estará Armando Babaioff.


O encontro, realizado pela Diretoria de Culturas da UFU, em parceria com o projeto Uberlândia na Rota das Culturas, coloca em pauta os temas que a peça aborda.

 

SERVIÇO:

O que: Mesa redonda: “Tom e o barro – o complexo primitivo”

Quando: Terça, 13 de agosto, a partir das 19h

Local: Anfiteatro 5R-CD, do campus Santa Mônica

Investimento: Entrada gratuita

Certificado: Sim

Mais informações: (34) 9 9866-1727.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

  Gramado, conhecida internacionalmente pelo Festival de Cinema, segue fortalecendo seu papel como um dos principais polos culturais do Brasil. Depois do sucesso da 53ª edição do evento, a cidade recebe agora a exposição pública “Fotogramas do Cotidiano” , uma iniciativa da Casa 100+ Gramado , que ocupará o Museu Hugo Daros e apresentará obras de 20 artistas vindos de diferentes regiões do país . A mostra nasce com o propósito de valorizar os instantes simples da vida diária, transformando-os em experiências artísticas. Assim como no cinema, em que cada cena compõe uma narrativa maior, as obras reunidas traduzem fragmentos do cotidiano em múltiplas linguagens — pintura, fotografia, escultura, instalações e meios híbridos. A curadoria assinada por Angela de Oliveira foi pensada para criar diálogos entre estilos, técnicas e olhares, transformando cada trabalho em um “fotograma expandido” da vida real. As obras revelam camadas de subjetividade e identidade que, muitas vezes, passa...

Inteligência artificial

                                  SA Ú DE TOTAL CONVERSAS PSICANALÍTICAS COM O DR. EDUARDO BAUNILHA       INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL: ENTRE A MÁQUINA E A ARTE É interessante como a inteligência artificial tem muitos anos que está entre nós, mas agora ganhou um vulto bem significativo. Talvez um formato mais democrático, pois tomou uma frente e um espaço bem relevante em pesquisas pelo mundo inteiro. Evidentemente que emerge uma pergunta diante de algo que tem sido muito proclamado: qual o limite de uso desta ferramenta para que a criatividade não possa perder espaço na condição humana? Temos que lembrar que a palavra limite dá o tom que buscamos quando encontramos mecanismos que facilitam a realização de muitas tarefas, diante de um mundo frenético e apressado. Também não podemos esquecer que a máquina jamais conseguirá fazer o que o homem faz por não ter consciência do que faz. Foi criada p...

Encontro de Gigantes: Germano e Tiago de Ales visitam Kobra em seu ateliê em Itu

Germano no ateliê de Kobra em Itu   Por Gisele Lahoz Gramado (RS) – Representando os artistas da Casa 100+ by Cour des Arts , o artista Germano esteve ao lado de Tiago de Ales — brasileiro radicado na Bélgica — em uma visita memorável ao ateliê do renomado muralista Kobra, na cidade de Itu (SP). O encontro, além de simbólico, marca o início de uma colaboração promissora entre Brasil e Europa por meio da arte. A visita teve como objetivo recepcionar Tiago de Ales, que veio diretamente da Bélgica para conhecer a Casa 100+, sob curadoria da galerista e curadora Angela de Oliveira, em Gramado. A viagem resultou na formalização de uma parceria entre o espaço e o Cour des Arts — museu e galeria belga fundado por Tiago — com foco no desenvolvimento de projetos culturais conjuntos. Tiago e Kobra O Cour des Arts está em fase de implantação na região de Hannut, mais especificamente no vilarejo de Petit-Hallet, onde ocupa uma charmosa fazenda do século XVII. O espaço belga vai muito alé...